Banca de DEFESA: VICENTE DE PAULA ALMEIDA TINOCO

DISCENTE: VICENTE DE PAULA ALMEIDA TINOCO
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA DE CORRENTE ALTERNADA COM ARDUINO: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica
PALAVRAS-CHAVES: Sequência didática; Kit experimental; Eletrodinâmica; Instalações elétricas
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O ensino das disciplinas relacionadas às ciências nas escolas de educação básica frequentemente se apresenta como um desafio, motivando educadores a buscar alternativas para facilitar a aprendizagem diante das dificuldades enfrentadas. A Física, como uma ciência experimental, requer experimentação para seu ensino. No entanto, muitas escolas enfrentam a falta de laboratórios e práticas específicas. Nesse contexto, propomos a criação de um recurso educacional voltado para o entendimento dos conceitos de eletrodinâmica, baseado na teoria Construtivista de Jean Piaget e na Construcionista de Seymour Papert. Este recurso foi desenvolvido em colaboração com os alunos do 3º ano do ensino médio na Escola CE Paulo Ramos, localizada em Turiaçu - MA. A proposta consiste em um kit experimental que inclui uma maquete de um sistema de distribuição de energia elétrica, demonstrando a função e aplicações da corrente alternada de forma investigativa. A maquete permitiu aos estudantes compreenderem como funcionam, conceitualmente e na prática, as ligações monofásicas, bifásicas e trifásicas, bem como a importância de componentes elétricos como geradores, transformadores e fontes de tensão em um circuito. A implementação desse recurso educacional seguiu uma sequência didática composta por 10 encontros, divididos em 5 etapas: avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, introdução de problemas iniciais, organização do conhecimento, aplicação prática do conhecimento e verificação da aquisição do conhecimento pelos alunos. Após coletar os dados de avaliação, verifica-se progresso dosalunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos na sequência didática por meio da avaliação formativa, testes, engajamento, avaliação por pares e autoavaliação.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA