Banca de DEFESA: JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA

DISCENTE: JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: O ENSINO DAS LEIS DA REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma sequência didática de ensino fundamentada na teoria de aprendizagem de Paulo Freire
PALAVRAS-CHAVES: Educação de jovens e adultos; Sequência didática; Experimentação problematizadora; Ótica geométrica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Esta dissertação explora uma abordagem pedagógica no ensino de Física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-se na metodologia da atividade experimental problematizadora de Paulo Freire. A pesquisa propõe e implementa uma sequência didática voltada para o ensino de conceitos de ótica geométrica, visando engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. A proposta é fundamentada na compreensão de Freire de que a educação deve ir além da transmissão de conteúdos, capacitando os alunos a "ler o mundo" e transformar sua realidade. A sequência didática é dividida em várias etapas, desde a problematização inicial até a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. A experimentação é destacada como um elemento central, permitindo que os estudantes participem ativamente na construção do conhecimento. A pesquisa também inclui a análise de questionários prévios, a execução de experimentos e a realização de uma minifeira de ciências, proporcionando uma visão abrangente da eficácia da abordagem. Os resultados revelam que a metodologia proposta foi bem recebida pelos estudantes da EJA, promovendo uma compreensão mais profunda dos fenômenos ópticos. Além disso, a abordagem colaborativa e dialógica estimulou o compartilhamento de conhecimentos e a construção coletiva do saber. A dissertação conclui destacando a importância dessa metodologia inovadora não apenas para o aprendizado de Física, mas também para o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e transformadora.
Externo à Instituição - CLAUDIO REJANE DA SILVA DANTAS - URCA
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO