Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: EVALDO GILBERTO MOREIRA

2024-03-06 18:05:33.133

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVALDO GILBERTO MOREIRA
DATA: 19/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA: VIDEOS E ATIVIDADES COMO POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Experimentação, Ondas Mecânicas.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Uma das principais dificuldades que encontramos no Ensino Médio, com a disciplina Física, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Nesta perspectiva, decidimos verificar evidências de aprendizagem significativa em uma abordagem metodológica para o ensino de conteúdos de ondulatória O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa consiste na elaboração de uma Sequência Didática. Para a fundamentação teórica a respeito do processo de investigação da aprendizagem do aluno, baseou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003). A aplicação da sequência ocorreu em escola da rede pública no município de Pinheiro –MA. O levantamento dos dados obtidos na pesquisa mostra que a metodologia proposta proporciona uma significativa melhora no aprendizado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ
Externo à Instituição - SAMIR SILVA COUTINHO - IFMA

fim do conteúdo