Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CARNEIRO DA SILVA

DISCENTE: CAMILA CARNEIRO DA SILVA
DATA: 28/04/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Representações sobre Queimadas em Livros Didáticos de Ciências: Buscando Indicadores de Formação de Sujeitos Ecologicamente Orientados
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Livros Didáticos; Tipologia de Conteúdo; Sujeitos Ecológicos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: As concepções sobre Educação Ambiental não são novas tão pouco a produção acadêmica e/ou pedagógica são novidades dentro dos contextos de ensino e de aprendizagem das ciências. A implementação de políticas tem assegurado legalmente seu caráter transversal e interdisciplinar, o que vem possibilitando identificar a presença da temática ambiental nos Livros Didáticos de forma pontual e objetiva. E, apesar de não ser uma temática nova, atualmente é possível perceber a emergência em se questionar e trabalhar as problemáticas ambientais nos contextos educacionais, a considerar que refletem o cotidiano de alunas e alunos, com os crescentes casos de desastres ambientais ocorridos nas últimas décadas e que vêm crescendo, especialmente em solo brasileiro. É, a partir disso, que o presente estudo buscou identificar e caracterizar os conteúdos pertinentes à Educação Ambiental tratados nos Livros Didáticos de Ciências adotados nas escolas da rede pública da cidade de Timbiras/MA, em sentido de obter um panorama geral das temáticas ambientais, destacando, a posteriori, os contextos que fazem referência à Queimadas, revelando, para isso, os tipos de conteúdo Conceitual, Procedimental e Atitudinal retratados nos livros como uma possibilidade para desenvolver competências de formação de Sujeitos Ecológicos. O enfoque metodológico seguiu a perspectiva de pesquisa qualitativa, tendo por caráter a abordagem documental e exploratória para delinear a coleta de dados, os quais foram tratados, caracterizados, sistematizados e descritos. Os resultados parciais apontaram que, de fato, os livros influenciam a forma como as(os) professoras(es) organizam os conteúdos, bem como a estruturação dos conteúdos sobre Educação Ambiental assumem distintas tipologias, por isso, a disposição do conteúdo incide nas orientações conceituais, procedimentais e/ou atitudinais em relação à temática abordada. De tal modo, as concepções sobre as tipologias de conteúdo e como esta abordagem pode influenciar a formação de sujeitos ecologicamente orientados, numa perspectiva plena de consciência em relação ao problemas ambientais, permite aos sujeitos aderirem novos valores e novas crenças e maneiras de refletirem sobre os acontecimentos do mundo e sobre si mesmos, construção essa que não se encontrará explicitamente nos livros didáticos, mas que poderá ser desenvolvida, a partir dos fundamentos próprios da Educação Ambiental e de movimentos ecológicos. Até o momento, nossa análise indica que o conteúdo Conceitual se mostra relativamente mais expressivo que as demais tipologias, a considerar a prioridade dada a esse tipo de conteúdo na medida em que se avançam os níveis de escolarização. No mais, visando dialogar sobre como a transversalidade da temática ambiental no ensino de ciências pode ser frutífera, parece oportuno tecer algumas significações ou interpretações que reflitam a formação de Sujeitos Ecológicos enquanto uma possibilidade de ecoformação de cidadãos conscientes e sensibilizados, críticos e atentos à fatores sociais-políticos-culturais-históricos-ambientais que compõem uma sociedade. Compreendemos, por hora, que as dúvidas e questionamentos traçados nesta pesquisa ainda não se encerraram e que continuaram a ser postas em dúvida e discussão, a fim de que esta construção de significados transcenda os muros das escolas.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES