Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELA DA SILVA DANTAS

DISCENTE: GRAZIELA DA SILVA DANTAS
DATA: 24/05/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Educação Ambiental e Abordagem CTS: convergências para o ensino de ciências em uma Unidade de Conservação
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Crítica; Temáticas ambientais; Ensino formal; Área de Proteção Ambiental; Maranhão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Atualmente, os cenários socioambientais estão caracterizados pela intensificação de fatores históricos relacionados à exploração de recursos naturais, à extinção de espécies e de populações tradicionais, à concentração de poder, à desigualdade social, o crescente âmbito científico-tecnológico, entre outros. Esses são pontos constituintes direta ou indiretamente da grave crise socioambiental histórica e reproduzida nas e pelas diferentes dimensões sociais. Existe uma nova proposta, uma nova perspectiva para o Ensino de Ciências como ferramenta de transformação socioambiental, em que se prevê a garantia à justiça e plenitude aos diferentes seres vivos existentes por meio da articulação entre a Educação Ambiental de vertente crítica e a Abordagem CTS para o Ensino de Ciências. Apoiado nessa nova perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar os sentidos de educação ambiental, as práticas pedagógicas ambientais nas disciplinas de Ciência e Biologia e a relação CTS-Meio Ambiente, tendo em vista escolas em um cenário de desenvolvimento socioambiental. O estudo foi conduzido em uma abordagem qualitativa instrumentalizado por entrevista semiestruturadas com docentes de Ciências e Biologia de escolas públicas da região da Área de Proteção Ambiental do Maracanã, em São Luís, Maranhão. Os resultados mostraram ênfase em três categorias: I) A comunidade da APA do Maracanã e as temáticas ambientais; II) O currículo e prática pedagógica ambiental no Maracanã e III) As relações Meio Ambiente-CTS. Foi possível perceber a motivação e o reconhecimento de abordagens locais e problematizadoras, que abordam aspectos ambientais e sociais locais, mas essas abordagens se encontram obstáculos diante de questões curriculares e logísticas. Entre esses obstáculos está incluída a compreensão rasa das relações que as temáticas ambientais possuem com a ciência e a tecnologia nas sociedades contemporâneas. Estudos apontam para novas propostas curriculares que favoreçam abordagens como a Educação Ambiental crítica e a Abordagem CTS em todos os níveis de ensino, a fim de que o Ensino de Ciências contribua para a mitigação dos impactos e das causas da crise civilizatória existente.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA