Banca de DEFESA: ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO

DISCENTE: ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: As práticas de ensino de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 – 1920)
PALAVRAS-CHAVES: Escola Modelo Benedito Leite; Desenho; Práticas de ensino; história da educação matemática
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Nos primeiros anos do século XX, a Escola Modelo Benedito Leite recebe professores normalistas, cuja formação era realizada na Escola Normal de São Luís, para estagiarem em suas dependências. Dentre as disciplinas indicadas nos regimentos dessa escola, o Desenho se fez presente. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de ensino de Desenho presentes na atuação profissional dos professores dos primeiros anos escolares na Escola Modelo Benedito Leite de São Luís, Maranhão, dentro do marco cronológico de 1900 a 1920. Tal marco temporal se refere ao período em que os historiadores da educação apontam como o método de ensino intuitivo no Brasil, o qual provocou transformações no modo de ensinar os saberes, pois priorizava o uso dos sentidos e a manipulação de objetos. Cabe ainda mencionar que o ano de 1900 coincide com o funcionamento da Escola Modelo Benedito Leite. Neste sentido, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Que práticas de ensino de Desenho foram elaboradas pelos professores normalistas maranhenses durante o exercício de sua atuação profissional na Escola Modelo Benedito Leite, São Luís (1900-1920)? Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-documental, que toma como aportes teóricos principais Chartier (1990), Chervel (1990) e Julia (2001) para o entendimento do conceito de práticas e da existência de uma cultura escolar, própria da escola. As fontes arroladas envolvem legislações, decretos, leis, regimentos, jornais, revistas pedagógicas que informam sobre o ensino de Desenho na Escola Modelo Benedito Leite, pesquisados nos seguintes arquivos (físicos e digitais): Biblioteca Pública de São Luís, Museu Artístico e Histórico do Maranhão, Biblioteca Josué Montelo, Arquivo Público do Estado do Maranhão e Arquivo do Liceu Maranhense. As análises preliminares apontam que a Escola Modelo Benedito Leite foi fundada em 06 de maio de 1896, por meio da Lei nº 155, mas seu funcionamento ocorreu de fato em 1900. Fundada para ser um campo de estágio para os(as) alunos(as) da Escola Normal, se destacou por ser uma escola laica, com uma organização curricular no modelo elitista, sendo referência de um ensino moderno no Maranhão. Os resultados encontrados permitem afirmar que o ensino de Desenho esteve presente na cultura escolar da Escola Modelo Benedito Leite, onde a prática docente das(os) normalistas estava voltada para o desenho como cópia do natural, o qual orientava todas as outras práticas de desenho, a saber, o de memória, o espontâneo, o de objetos em grupo e o de perspectiva. O objetivo desse ensino era alcançar o propósito de educar o olho e a mão, indispensável para a vida prática. As práticas envolvidas neste ensino relacionavam-se com o método intuitivo. Para estar de acordo com esse método, os conteúdos do Desenho, para cada ano, deveriam ser ministrados do simples para o complexo, do concreto para o abstrato, baseados na observação manipulação e reprodução de objetos e seres a partir modelo real, sendo que esses conteúdos eram apresentados aos alunos de forma gradual, sucessiva e em progressão de graus de dificuldade.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES