Banca de DEFESA: ALAN CARLOS ROCHA PACHECO

DISCENTE: ALAN CARLOS ROCHA PACHECO
DATA: 27/09/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Pressupostos de avaliação da aprendizagem na aplicação de Jogos digitais voltados para o ensino de química: uma análise a partir da revisão sistemática da literatura
PALAVRAS-CHAVES: Jogos digitais; Ensino de química, Avaliação da aprendizagem; Revisão Sistemática da Literatura.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A utilização de tecnologias digitais na educação vem crescendo significativamente ao longo dos últimos anos e, dentre estas, os jogos digitais têm mostrado seu potencial como ferramenta de aprendizagem, sendo usados no desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos que os jogam. Apesar disso, algumas dúvidas pairam sobre os educadores que pretendem utilizar ou já utilizam essa tecnologia em suas aulas, como por exemplo, a forma de avaliar a aprendizagem baseada nos jogos digitais. A avaliação é uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem e, nesse caso, serve tanto para saber se houve avanços na aprendizagem dos alunos, como também para analisar quais as contribuições do uso dos jogos no contexto da sala de aula. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de investigar como está sendo conduzido o processo de avaliação da aprendizagem baseada no uso de jogos digitais no ensino de química. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida para fornecer informações e identificar estudos relevantes publicados entre o período de 2011 a 2021. A revisão buscou por artigos publicados em bases de dados reconhecidas pela comunidade científica. A análise dos artigos coletados foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo, através da codificação e categorização dos dados analisados. Como resultados iniciais, foram encontrados 1667 artigos no total, que foram analisados com o intuito de eliminar aqueles que não se adequassem aos critérios de seleção da pesquisa, resultando em 42 artigos selecionados como objeto de pesquisa. A análise dos resultados obtidos neste trabalho ainda está em processo de execução, porém, foi possível perceber que o ano de 2020 foi aquele com a maior quantidade de trabalhos sobre o uso dos jogos digitais no ensino de química. Isto pode estar relacionado ao fato de que, no ano citado, deu-se início a pandemia de COVID-19 no mundo todo, obrigando professores a passarem do modelo de aulas presenciais para o modelo remoto, o que fez com que a utilização de jogos digitais e muitas outras tecnologias passassem a ser bem mais utilizadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a disseminação dos jogos digitais no ensino de química, auxiliando professores interessados em incluir tecnologias digitais como essas em suas aulas, bem como fornecer subsídios para o planejamento do processo avaliativo, visando promover as aprendizagens dos alunos envolvidos na atividade.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI - UnB