Coordenação do Mestrado em Gestão de Ensino realiza primeira reunião técnica

2015-07-17 01:59:16.806

Coordenação do Mestrado em Gestão de Ensino realiza primeira reunião técnica

O Mestrado Gestão de Ensino em Educação Básica é o segundo mestrado profissional da UFMA

Foto Coordenação do Mestrado em Gestão de Ensino realiza primeira reunião técnica

SÃO LUÍS – A Coordenação do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino Básica, aprovado em abril deste ano, realizou sua primeira reunião técnica junto ao corpo docente da pós-graduação. A reunião aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Ensino e teve como objetivo mostrar ao corpo docente, que comporá o mestrado profissional, os aspectos que envolvem um programa de pós-graduação.

Pela manhã, a diretora do Departamento de Pós-Graduação da UFMA, Teresa Cristina Franco, apresentou a estrutura e funcionamento dos programas de pós-graduação stricto sensu da PPPG/UFMA, além de esclarecer a diferença em ter o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. O mestrado acadêmico diz respeito a uma etapa que tem por finalidade atingir o doutorado. Já o mestrado profissional visa atender questões do mercado de trabalho, dando a titulação para as pessoas que já trabalham na área, mas só tem a graduação. “A UFMA conta com 27 programas de pós-graduação. Os mestrados e doutorados da UFMA já são referência no Estado e, atualmente, os programas de pós-graduação da Universidade contam com mais de 1000 alunos”, revela Teresa.

Em seguida, a diretora do Núcleo Integrado de Bibliotecas, Maria da Conceição Pereira de Sousa, destacou que a bibiblioteca conta com 19 unidades distribuídas pelos campi e que os serviços e produtos estarão disponíveis para o Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica. “Os periódicos eletrônicos, as dissertações de mestrado e doutorado, o serviço de referência, o levantamento bibliográfico e o portal de periódicos da CAPES, podem ser usufruídos pelos professores e alunos desse novo mestrado”, ressaltou. Já o professor Alexandre Cesar Muniz, do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou que todas as questões referentes às pesquisas podem ser desenvolvidas durante a pós-graduação. Ele se colocou à disposição para ajudar no desenvolvimento das atividades.

No período da tarde foi realizada uma eleição dos coordenadores do programa de pós-graduação, onde o professor Antônio de Assis Cruz Nunes foi eleito coordenador do mestrado e a professora Vanja Maria Dominices Coutinho foi eleita a vice-coordenadora. Na ocasião foi realizada também a formação do colegiado do mestrado profissional.

O Mestrado Profissional em Gestão de Ensino em Educação Básica é o segundo mestrado profissional da UFMA e está voltado para graduados em Pedagogia, licenciados e para bachareis, que atestem por meio de um documento comprobatório que trabalham no contexto educacional. O mestrado contará com uma linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem e disponibilizará 20 vagas.