SECRETÁRIO DO MEC FALA SOBRE PAPEL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2015-07-18 02:00:08.52

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e professor da UFJF, Manuel Palácios da Cunha, abriu na manhã desta segunda-feira, 13, o 2º Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Responsável pela pasta prioritária da Educação, segundo o novo ministro Renato Janine, Palácios acredita que os mestrados profissionais do país, como o da UFJF, “tem a vocação de alterar a prática daqueles que atuam na educação e, portanto, é ferramenta de aprimoramento das ações pedagógicas nas escolas”.

O evento acontece até terça-feira, 14, no Hotel Victorys Business, e é organizado pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Ainda de acordo com o secretário, a educação básica “vem passando por uma grande reforma, que não é clara, mas devido a iniciativas dos estados e dos municípios da União, vem ocorrendo. A avaliação da educação pública e o estabelecimentos de metas a longo prazo são exemplos disso”. Para ele, o principal desafio na pasta “é fazer com que essas iniciativas sejam convergentes e o ritmo dessas mudanças seja acelerado”.

Ainda durante a abertura do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFJF, Maria Cristina Andreolli, destacou que os programas da instituição na área de educação, de níveis acadêmico e profissional, tem grande impacto na formação de professores, recebendo 700 alunos anualmente.

Participam do Fórum, programas de mestrado profissionais de 13 instituições de ensino do país. O encontro contará com conferências, grupos de discussões temáticas e a elaboração de um documento final sobre as discussões dos dois dias.

Outras informações: (32) 4009-9326 (Caed-UFJF)

www.caed.ufjf.br

Manuel Palácios, que coordenou o Mestrado Profissional na UFJF, assumiu a pasta de Educação Básica no MEC (Foto: Twin Alvarenga)

Fonte: www.ufjf.br