Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Programa de Pós-Graduação da UFMA inova no método de identificação dos candidatos

2015-11-12 16:29:07.84

11/11/2015 17:30

 

No ato da inscrição o candidato recebeu um número em código de barras, que será sua identificação em parte do seletivo

SÃO LUÍS - O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) que deu início ao seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica no último dia 3 de novembro, e trouxe como diferencial no seu processo de identificação  a utilização de código de barras, como forma de garantir o anonimato do candidato. O uso do recurso acontece com a formulação de um código de barras gerado no ato da inscrição, no qual será a identificação do candidato durante parte das etapas, como a prova e apresentação do projeto de pesquisa impresso.

Segundo o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, professor  Antonio de Assis, a utilização dessa nova metodologia de segurança no processo de avaliação foi uma estratégia de passar aos candidatos maior confiabilidade no processo seletivo. "O código de barras foi utilizado para garantir mais transparência ao processo de avaliação e, assim, os docentes do programa não saberão quem estão avaliando. Além de desconstruir a ideia errônea de que em muitos seletivos de mestrados só são aprovados àqueles que são favoritos da banca", apontou.

O professor ainda destacou que o número de inscritos extrapolou as expectativas do departamento. Considerado que é o seletivo de mestrado mais concorrido dos últimos anos, com 471 inscrições deferidas, compareceram às provas 339. Este foi o primeiro também no uso do procedimento que garante o anonimato  dos candidatos.

O resultado da primeira etapa, a prova escrita, está previsto para a próxima segunda-feira, 16. A segunda etapa consiste da análise do projeto, que deve ser encaminhado ao departamento de 2 a 7 de dezembro, com as devidas exigências prevista em edital. A terceira etapa será a defesa oral do projeto e acontece no mês de janeiro. E a última será a análise de títulos descritos no currículo lattes. Mais informações de datas e especificações de etapas podem ser obtidas no edital do seletivo

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Ascom por WhatsApp(98) 98408-8434. 

Produção: Luís Félix Rocha

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Jeane Assunção
Última alteração em: 11/11/2015 17:39

fim do conteúdo