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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO COSTA DE SOUSA

2017-06-08 15:14:29.165

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO COSTA DE SOUSA
DATA: 23/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala E 201, CCSo
TÍTULO: O CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM O LUGAR: imagens do sujeito e o seu lugar
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia móvel, Geografia, Fenomenologia da Percepção, Topofília, Lugar
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A referida pesquisa O CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM O LUGAR: imagens do sujeito e o seu lugar, está abalizada no estudo do lugar a partir de uma perspectiva fenomenológica da percepção do teórico Maurice Merleau-Ponty confluindo para os aspectos da geografia humanista e da Topofilia em Yi-Fu Tuan, proposta essa que visa discutir métodos para a abordagem dos conceitos geográficos com a utilização do recurso da tecnologia móvel - o celular-. Proponho a apresentação de três capítulos ao longo dessa investigação que dialogam a fim de respaldar os elementos teóricos do seu constructo e dos caminhos adotados metodologicamente pela pesquisa-ação, sustentada na descrição do objeto de estudo “o lugar” dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O lócus fundamental desse estudo parte de duas frentes: uma por envolver diretamente os alunos da rede pública de ensino da modalidade Ensino Médio, outra por ser no município de São José de Ribamar, onde serão desenvolvidas as atividades. O objetivo principal configura-se em descrever a relação dos sujeitos sobre o‘lugar’ categoria presente no estudo da geografia, a partir das percepções geradas através de imagens audiovisuais com o uso potencial da tecnologia móvel por alunos da escola da rede pública Estadual do Ensino Médio na Educação Básica CEIN cidade São José de Ribamar. Destarte, seguindo os pressupostos da pesquisa-ação estão sendo desenvolvidas atividades de caráter participativo, entre os alunos e pesquisador, bem como sua aceitação como disciplina eletiva, a aproximação dos professores de geografia e a colaboração com entrevistas e as suas respostas nos questionários estão sendo importantes para o andamento da pesquisa. Para a análise dos dados coletados a pesquisa irá se debruçar sob a perspectiva da Fenomenologia da Percepção e estudo topofílico, onde atualmente tem sido muito utilizado pelos estudiosos da Geografia Humanista. A base teórica parte desde as contribuições de Castells (2003), Lévy (1999), Lecioni (2003), Milton Santos (2000), Eric Dardel (2011), Werther Holzer (1998, 2008, 2011, 2014), Marandola Junior (2010, 2011), Moura (2010), Botenttuit Junior (2010) dentre muitos outros. Por ter um caráter da mudança dos paradigmas metodológicos dos profissionais da área do ensino da geografia, serão apresentados produtos que irão colaborar com a possibilidade do uso do celular em sala de aula e fora, será produzido na inferência deste trabalho um infográfico, manual de geografia com um álbum de imagens e um dvd com os vídeos editados pelos alunos e do lugar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 407229 - MARIA DA GLORIA ROCHA FERREIRA

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