Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA CILENE AMORIM GOMES

DISCENTE: KATIA CILENE AMORIM GOMES
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Sala 101 do Bloco E do Prédio do Centro de Ciências Sociais - CCSo/UFMA
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER COMO PROCESSO DIALÓGICO: uma proposta de intervenção para as turmas do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Luís – MA
PALAVRAS-CHAVES: Ato de ler. Linguagem. Gêneros discursivos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa intitulada “O ENSINO DO ATO DE LER COMO PROCESSO DIALÓGICO: uma proposta de intervenção para as turmas do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Luís – MA” tem como objetivo geral elaborar uma proposta teórico metodológica para o ensino da leitura na perspectiva dialógica para as turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir da experiência de intervenção desenvolvida na Unidade de Educação Básica “Justo Jansen”, escola da Rede Municipal de Ensino de São Luís – MA. E como objetivos específicos: discutir as concepções teóricas que fundamentam o trabalho do(a) professor(a) alfabetizador(a) com o ensino da leitura e as suas implicações para a formação de leitores(as) de textos; compreender como os(as) professores(as) desenvolvem as práticas de ensino de leitura no 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica “Justo Jansen”, escola da Rede Municipal de Ensino de São Luís - MA, bem como as concepções teórico-metodológicas que as fundamentam; analisar a concepção teórico-metodológica que fundamenta o ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís, bem como, os limites e as possibilidades de trabalho do ensino da leitura, a fim de promover a formação de leitores(as) de textos. Os objetivos apresentados têm nos direcionado para o caminho da pesquisa do tipo intervenção fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. O sujeito da pesquisa é uma professora do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da UEB “Justo Jansen” do ano letivo de 2017. E a entrevista semiestruturada, a observação participante, bem como, a análise dos documentos presentes no espaço escolar tem contribuído significativamente no processo de geração de dados. Dessa forma, tomamos como referência teórica os estudos de Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochinov (2014) que, em sua teoria, apontam vários aspectos relevantes para a compreensão do conceito de linguagem e suas possíveis implicações nas práticas leitoras. A partir de seus estudos, adotamos o princípio de linguagem como prática dialógica. E referenciamos autores contemporâneos que estudam a temática leitura, como Foucambert (1994), Jolibert (1994), Kleiman (1989, 2013) Mortatti (1995, 2000), Goulart (2011, 2015). Diante do processo de desenvolvimento da pesquisa, ainda não temos dados conclusivos.
Externo à Instituição - ANTÔNIA EDNA BRITO - UFPI
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA