Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE

DISCENTE: FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Sala 101 do Bloco D, do Centro de Ciências Sociais (CCSo)/UFMA
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: do livro didático público à prática pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia. Educação profissional de Nível Médio. Livro didático.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de Filosofia nos cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio. A principal pergunta que se pretende responder é: quais as contribuições de uma proposta pedagógica de apoio ao livro didático público de Filosofia, amparada em leitura, interpretação e produção de texto? O objetivo geral é construir uma proposta pedagógica para auxiliar o ensino, discutindo uma base metodológica alicerçada em mapa conceitual, fichamento e resumo escolar a partir de textos do livro didático de Filosofia. Tratamos da história e evolução do ensino de Filosofia no Brasil, abarcando a educação e Filosofia, sob a égide da Igreja e do Estado, com Cartolano (1995); Ghiraldelli Jr (2015); Ribeiro (1998); Jaime (1997); Carvalho (2001) e Germano (2011). Versamos sobre a historiografia do ensino de Filosofia, com análise da predominância da legislação oficial. Identificamos especificidades metodológicas para o ensino de Filosofia, interligando leitura e problematização; interpretação e investigação; conceituação e produção de texto, com Gallo (2012); Gelamo (2009); Kohan (2009); Ghedin (2009); Aranha e Martins (2014); Rocha (2008); Chaui (2013) e Severino (2001). Abordamos a temática da educação filosófica numa dimensão conceitual, dialógica e crítica, revisando o pensamento de autores já destacados entre outros. Discorremos brevemente sobre o livro didático público e a prática pedagógica, delimitando o assunto ao uso do livro de Filosofia no Instituto Federal de Educação do Maranhão-Campus Santa Inês, encerramos esse tópico com a caracterização desta instituição de ensino. Vinculada a tal base teórica descremos a metodologia para pesquisarmos em campo, a qual se caracteriza como participante, à medida que rompe com enfoques tradicionais positivistas e quantitativos, e aproxima sujeito do objeto da investigação, elaborando referências teórico-metodológicas de intervenção na escola com a intenção de transformar a realidade educacional. Apresentamos também o plano da Dissertação, com acrescimos que serão realizados nos tópicos do trabalho final, e, um modelo de sumário da Dissertação. Expomos ainda o cronograma com as etapas, atividades e períodos de execução da pesquisa. Os resultados, até o momento, são somente teóricos e imparciais, mas concorrem para necessidade de propostas pedagógicas que, objetivem uma reflexão-ação a respeito da história e presença da filosofia na escola; e tenham como finalidade a práxis docente que assegure a especificidade didático-pedagógica no ensino de Filosofia, acentuando, sobretudo o conceito, diálogo e crítica radical. Além de atividades escolares que tratem filosoficamente o conhecimento filosófico, pensando os conhecimentos filosóficos como norteadores da educação, ressaltando a problematização, investigação e conceituação.
Externo ao Programa - 1566965 - ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES