Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA

DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
DATA: 27/07/2017
LOCAL: Sala 305 do Bloco F, do Centro de Ciências Sociais (CCSo)/UFMA
TÍTULO: O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DE ENSINO NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS: elementos para formação de professores.
PALAVRAS-CHAVES: uso do texto no ensino da linguagem escrita, formação continuada, pesquisa colaborativa.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Nesta investigação buscamos respostas para os questionamentos: Quais as concepções teóricas que balizam o trabalho com textos como gênero discursivo no ensino da linguagem escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e como vem sendo desenvolvido o recorte metodológico que alimenta o trabalho com a linguagem escrita a partir do texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola X da rede municipal de São Luís? A partir da metodologia desenvolvida pelos professores da escola X qual percurso metodológico daria conta de imprimir mais autonomia à ação docente no que diz respeito à utilização dos textos como unidade básica de sentido no ensino da linguagem escrita para os anos iniciais do ensino fundamental? Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é “construir uma proposta metodológica por meio de um processo de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com foco no ensino da linguagem escrita tendo o texto como unidade básica de sentido.” Para orientar/ordenar/sistematizar nossa trilha de investigação elaboramos quatros objetivos específicos tidos como nossa rota de desenvolvimento, dos quais neste trabalho apresentamos partes dos dois que seguem: *Sistematizar as contribuições teóricas sobre os paradigmas de formação continuada, bem como àquelas que balizam o trabalho com textos como gênero discursivos no ensino da linguagem escrita e **Verificar como vem se desenvolvendo o trabalho pedagógico com o texto para o ensino da linguagem escrita nas turmas dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de São Luís/MA, identificando os saberes que orientam a ação docente nesse processo; tendo ainda a cumprir o desenvolvimento da formação continuada e, a construção a partir da intervenção do produto final - um Encarte Impresso - apresentando a sistematização da proposta metodológica e as sequências didáticas produzidas pelas professoras, e, um Portfólio - com o percurso da formação continuada desenvolvida com as docentes. Diante do objeto a ser construído o quadro de referência metodológico posiciona a investigação no âmbito da pesquisa aplicada Bervian& Cervo (1996) do tipo intervenção Damiani (2012) por meio da pesquisa-ação colaborativa baseada em Desgagné (2007). Por se tratar do texto para o Exame de Qualificação o processo de pesquisa encontra-se em andamento no qual apresentamos resultados parciais, no momento, mergulhados na fase exploratória estamos inseridos no lócus da pesquisa desde o segundo semestre de 2016 e vivenciando a construção paralela dos aspectos teóricos orientadores das ações já desenvolvidas e a desenvolver a partir de autores como: Tardif (2012), Gauthier (1998), Imbernón (.2011..),... para tratar das questões voltadas a formação e formação continuada; e, Vigotsky ( 1989), Geraldi (2002, 2011), Jolibert (1994), Bakhtin (1995), Suely Mello (2010), Magda Soares (1986), para a linguagem escrita e o uso do texto nesse processo, bem como na produção dos instrumentos de coleta de dados que já conseguimos vislumbrar a priori, e, com a aplicação concluída de um Questionário com os dados iniciais das participantes. A sistematização teórica aqui apresentada sobre formação de professores materializa o embasamento alcançado para a ação primeira do processo de Intervenção, ou seja, propor a formação, e tal exercício teórico nos remeteu para ultrapassarmos, transcendermos o modelo de formação continuada tradicional pelo qual os professores têm passado até aqui nos direcionando para a modelo de formação por meio da pesquisa colaborativa.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 329.248.952-00 - LIVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UFMA