Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARTINS DE SA

DISCENTE: CLAUDIA MARTINS DE SA
DATA: 27/07/2017
LOCAL: SALA E-201, CCSo
TÍTULO: O FENÔMENO DA VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem sociolinguística
PALAVRAS-CHAVES: Variação. Concordância verbal. Sociolinguística. Prática de escrita.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente estudo analisa o fenômeno variável da concordância verbal em práticas de escrita de alunos do ensino médio, a partir de uma concepção de língua heterogênea e sócio-historicamente situada. O estudo pretende investigar o contraste na realização da regra de concordância verbal consoante a abordagem tradicional para os estudos sociolinguísticos, que orienta o estudo da língua em sala de aula. Relacionados ao objetivo principal, destacam-se, ainda, os objetivos específicos que envolvem análise de quais fatores influenciam a opção do aluno pela aplicação da regra gramatical em suas práticas de escrita; a descrição do comportamento da regra variável, definindo os fatores linguísticos nas produções textuais; e a proposição, seguindo orientações dos teóricos elencados, de práticas de produção textual numa perspectiva variacionista.O corpus da pesquisa está constituído por textos de alunos do 30 ano do ensino médio de uma escola da Rede Pública Estadual de São Luís - MA. Apesar da alegada valorização e respeitabilidade a todas as variedades, advinda das reflexões opositoras à gramática, a realidade impõe o uso de apenas uma forma legítima de variedade. Para a realização desse trabalho, recorremos às reflexões da Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista que trazem suporte teórico-metodológico para análise do fenômeno variável da concordância verbal.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 3194478 - JOSE DE RIBAMAR MENDES BEZERRA