Banca de QUALIFICAÇÃO: NOYRA MELÔNIO DA FONSECA

DISCENTE: NOYRA MELÔNIO DA FONSECA
DATA: 01/08/2017
LOCAL: SALA E-201, CCSo
TÍTULO: A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: um estudo no 2º ano do Ciclo de Alfabetização da Unidade Integrada José Lisboa no município de Raposa-Ma
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. Alfabetização. Ato interdiscursivo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa intitulada A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: um estudo no 2º ano do Ciclo de Alfabetização da Unidade Integrada José Lisboa no município de Raposa-Ma, tem por objetivo geral construir um percurso teórico-metodológico que possibilite o ensino da leitura e da escrita como atos interdiscursivos em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos pretendidos são: discutir as concepções que têm fundamentado o ensino inicial da leitura e da escrita ao longo da história; abordar o ensino da leitura e da escrita no início da escolarização como um processo de humanização e interlocução; verificar a natureza das atividades desenvolvidas na Unidade Integrada José Lisboa, bem como as estratégias utilizadas pela professora nas situações de leitura e escrita; e, por fim, viabilizar uma proposta de intervenção pedagógica juntamente com a professora, para as turmas de alfabetização na U.I José Lisboa, tendo em vista o ensino e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. O estudo está sendo realizado mediante pesquisa-ação, tendo em vista a natureza do Mestrado Profissional, cujos instrumentos de geração de dados são a observação participante e a entrevista semiestruturada. Como sujeito da pesquisa, temos a professora do 2º ano do Ensino Fundamental. Para elaboração do texto dialogamos com os seguintes interlocutores: Vygotski (1995); Ferreiro e Teberosky (1999), Leontiev (1978); Bakhtin/Volochínov (1995), Mortatti (2014; 2012; 2006; 2000), Barbosa (2013), Frade (2005; 2012), Smolka (2003), Freire (1989), Thiollent (1988), Picolli e Camini (2012), Gontijo (2012), dentre outros. A escola, lócus da pesquisa, pertence à Rede Municipal de Raposa, município maranhense localizado na microrregião da Aglomeração Urbana de São Luís. Neste sentido, no presente texto, descrevemos os caminhos metodológicos que estão sendo traçados nesta pesquisa, destacando o que já foi realizado e o que ainda pretendemos concretizar; bem como apresentamos a primeira seção de nossa Dissertação, que traz uma análise da trajetória dos métodos e das práticas de alfabetização, seguida da segunda seção (em construção) na qual aprofundamos o debate acerca da apropriação da linguagem escrita pela criança a partir das concepções histórico-cultural (Vygotsky) e dialógica (Bakhtin). Acrescentamos que, em virtude do trabalho se encontrar em pleno desenvolvimento, ainda não temos dados conclusivos.
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS