Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA SUZANE GOMES MENDES

DISCENTE: DEBORA SUZANE GOMES MENDES
DATA: 31/07/2017
LOCAL: SALA E-201, CCSo
TÍTULO: QUAL A REAL POTENCIALIDADE DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
PALAVRAS-CHAVES: WebQuest. Ensino-Aprendizagem. Leitura e Escrita.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa refere-se à análise da Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita na Educação Básica. De tal forma, o objetivo geral do estudo é investigar a eficácia da Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, numa escola de Educação Básica em São Luís - MA, apresentando ainda objetivos específicos, são eles: a) verificar o interesse, a motivação e as dificuldades dos discentes e docentes relacionados ao uso das tecnologias digitais na educação; b) analisar a relevância da metodologia WebQuest como estratégia didática de incentivo à leitura e a escrita no ensino fundamental; c) avaliar a contribuição das tarefas propostas na metodologia WebQuest como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; d) criar e avaliar uma WQ para o ensino e a aprendizagem de leitura e escrita. Para alcançá-los, adotamos a metodologia de pesquisa do tipo pesquisa-ação estratégica, com abordagem qualitativa, tendo por instrumentos e técnicas de recolha de dados a observação não participante e participante, questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevista de grupo focal. Os sujeitos da pesquisa são estudante e professores de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA). Para esse momento apresentaremos as seções teóricas que farão parte da Dissertação de mestrado, como as seções a respeito da Metodologia WebQuest com foco em conceitos, características, componentes e potencialidades educativas e da Metodologia da Pesquisa com seus respectivos instrumentos e técnicas de coleta de dados, as fases da pesquisa, o tipo de tratamento para a análise de dados e o produto da pesquisa.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR