Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA

2017-07-18 15:35:04.056

DISCENTE: JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA
DATA: 27/07/2017
LOCAL: SALA Projeto Escola-Laboratório, CCSo.
TÍTULO: PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.
PALAVRAS-CHAVES: Eixos de conexões. Registros de Representação Semiótica. Ensino de Proporcionalidade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo construir uma proposta de ensino e aprendizagem relativa ao estudo do conteúdo proporcionalidade, por meio dos registros de representação semiótica, envolvendo outros ramos da Matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com oito professores de uma escola pública estadual na cidade de São Luís - MA, o local de origem dos dados. A pesquisa se diferencia das demais quanto as suas características e os instrumentos utilizados, que são: questionário, observação participante, entrevista, além das atividades que serão aplicadas pelos professores participantes desta pesquisa aos seus alunos. Vale ressaltar que, na análise das atividades aplicadas pelos professores participantes aos seus alunos, será usada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Os resultados parciais mostram que os professores sabem que é possível relacionar o conteúdo proporcionalidade com outros conteúdos da matemática, no entanto a maioria desses professores não conseguiram exemplificar essas relações (conexões). Além disso, eles não têm conhecimento da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. As demais discussões, análises e a conclusão de nossa pesquisa serão apresentadas no relatório final.
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA
Interno - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA