Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARETH SANTOS FONSECA

DISCENTE: MARGARETH SANTOS FONSECA
DATA: 03/08/2017
LOCAL: Sala de Vídeo I, CCSo
TÍTULO: A CLASSE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: estudo das intervenções pedagógicas no ABC Nefro
PALAVRAS-CHAVES: Alunos-pacientes. Classe Hospitalar. Currículo. Educação de Jovens e Adultos (EJA)
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Classe Hospitalar ABC Nefro no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão problema que buscaremos investigar centra-se nas metodologias de ensino utilizadas para mediar as competências de leitura e escrita de alunos-pacientes do 1º Segmento da EJA. Os objetivos específicos pretendidos implicam: identificar as metodologias de leitura e escrita utilizadas na Classe Hospitalar em estudo; realizar avaliação diagnóstica de alunos-pacientes nas áreas de leitura e escrita; construir, aplicar e avaliar a proposta de intervenção pedagógica com professoras e alunos-pacientes. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de intervenção participante, com abordagem quantitativa e qualitativa, tipo descritiva e pesquisa documental. O estudo será realizado no Centro de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), envolverá uma amostra de 12 alunos-pacientes na faixa etária de 15 a 70 anos, 05 professoras de séries iniciais e 01 coordenadora pedagógica. Os instrumentos de coleta e análise de dados a ser utilizados, constam: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); questionário sociodemográfico; avaliação diagnóstica de conhecimentos básicos de leitura e escrita de alunos-pacientes, com uso do Teste de Desempenho Escolar (TDE) adaptado; entrevista semiestruturada; análise quantitativa conforme base de dados validada do TDE; análise estatística com auxílio do programa StatisticalPackage for the Social Sciences versão portuguesa 22.0.; análise qualitativa, com abordagem na análise de conteúdo. Na primeira seção, uma abordagem teórica e empírica das legislações sobre classe hospitalar, EJA e currículo na perspectiva da educação inclusiva. Na segunda seção, a Metodologia da Pesquisa e Plano da Dissertação. A pesquisa em construção, aprovada pela Comissão Científica de Pesquisa (COMIC) da UFMA, está registrada na Plataforma Brasil. Estamos aguardando aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) para prosseguimento aos procedimentos de coleta de dados com aplicação de instrumentos, construção, aplicação da intervenção, análise e discussão dos resultados.
Interno - 329.248.952-00 - LIVIA DA CONCEIÇÃO COSTA ZAQUEU - UFMA
Interno - 407229 - MARIA DA GLORIA ROCHA FERREIRA