Banca de QUALIFICAÇÃO: HELINE MARIA FURTADO SILVA

DISCENTE: HELINE MARIA FURTADO SILVA
DATA: 31/07/2017
LOCAL: Sala de Vídeo II - CCSo/UFMA
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS E QUESTÕES DE RELAÇÃO DE GÊNERO EM INSTRUMENTOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Trabalho docente. Relações de gênero. Livro didático. Temas transversais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar e analisar a existência e a interação dialógica do professor e seu trabalho docente no trato da diversidade sob o panorama do tema transversal – gênero, dentro do campo do ensino de Ciências da 1ª etapa do Ensino Fundamental (2º ciclo), bem como verificar o panorama das atividades e materiais didáticos nesta vertente aplicada por professores de ciências. Com isso, buscou-se compreender como perpassa o conhecimento sobre o ensino de Ciências e o trabalho docente nas perspectivas e adequações dos pesquisadores da área, além de entender as concepções dos estudos sobre as Relações de gênero, e a partir dessas concepções perceber as concepções sobre a representação social dada a relação entre mulher e Ciências no material didático escolhido pelos professores dessa etapa e o trato dado a esta questão dentro das aulas de ciências. A Metodologia utilizada está estruturada na pesquisa qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo, análise de documental de entrevistas e questionários semi estruturados e análise do Livro didático de Ciências, e será tratado através do esquema da metodologia de redes sistêmicas. Pontualmente, o campo de pesquisa deste trabalho será uma amostragem de escolas municipais de um núcleo educacional da cidade de São Luís – Maranhão, os sujeitos se configuram nos professores de ciências deste referido núcleo e o livro de ciências utilizado por estes. A pesquisa encontra-se em andamento, nesse sentido, considerar os dados apresentados como ponto norteador para percepção que ainda faltam melhorias, sugerindo-se assim maior aproximação entre os dados coletados e referencial teórico norteador.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA