Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO TED RODRIGUES BOGEA

2017-07-31 11:43:45.493

DISCENTE: DIEGO TED RODRIGUES BOGEA
DATA: 11/08/2017
LOCAL: Sala de Videoconferência do Núcleo de Educação à Distância (NEAD/UFMA)
TÍTULO: UMA DOCE MELODIA: Ensino coletivo de flauta doce com adolescentes da cidade de Barra do Corda - MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Flauta Doce. Aprendizagem Musical. Ensino Coletivo
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre a aprendizagem musical através do ensino coletivo de flauta doce para adolescentes. De forma geral, o texto descreve, historicamente, a construção do instrumento e suas características estruturais, mecânicas e sonoras bem como as primeiras iniciativas do ensino do instrumento no Brasil e indica novas possibilidades do instrumento. A flauta doce tem como características o seu baixo custo, seu manuseio simples e um repertório que perpassa por vários períodos da história da música o que vem a potencializar o trabalho do educador musical com seus alunos. Assim, por esses e outros aspectos destacados no corpo do trabalho, a flauta doce constitui-se numa possibilidade viável para o ensino de música nas escolas por este trabalho concentrar-se na aprendizagem musical através do ensino coletivo de flauta doce no espaço escolar, está fundamentado nas pesquisas de Quadros Junior, Lorenzo e Tourinho (2009), Tourinho (2007); Penna (2010), Barros (2010), Beineke (2003), Benassi (2013), Caetano (2012), Cerqueira Filho (2009), Freixedas (2015), Oliveira (2011) e Taets (2012). Os resultados desta iniciativa serão ponderados através de questionários semi-estruturados, entrevistas, observação participante, avaliações periódicas de aprendizagem e registro audiovisual. Desta forma, desejamos que esta pesquisa promova novas perspectivas sobre a educação musical e também contribuir para a democratização do ensino de música nas escolas brasileiras.
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA