Banca de DEFESA: EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA

DISCENTE: EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA
DATA: 06/03/2018
LOCAL: AUDITÓRIO, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: O LUGAR DO TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA: por uma orientação prática e pedagógica da Linguística Textual.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. EJA. Língua Portuguesa. Linguística Textual.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo abordar o ensino de Língua Portuguesa na EJA e propor uma prática pedagógica centrada no uso de textos como mecanismo de uma aprendizagem significativa, à luz dos pressupostos da Linguística Textual, incluindo suas principais fases, autores e perspectivas atuais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo. A Escola Municipal Alto do Turu, pertencente ao Município de São José de Ribamar - MA foi o locus da pesquisa, e teve como sujeitos investigados, os alunos e a professora de Língua Portuguesa dos 7º e 8º anos da EJA da referida escola. Foram aplicados questionários para fins de diagnóstico e para definição das ações interventivas da pesquisa. Para materializarão desta pesquisa foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas relacionadas aos conteúdos gramaticais que os sujeitos envolvidos na pesquisa relataram ter maior dificuldade. As atividades fundamentaram-se na leitura, reescrita e produção de textos de variados tipos e gêneros. Percebeu-se a necessidade de reformulação das práticas de ensino na EJA, em uma perspectiva da inclusão de conteúdos e noções pertinentes à perspectiva interacional da linguagem. Para tanto, construiu-se um produto, materializado em um caderno de orientações composto pelas sequências didáticas aplicadas e demais sugestões interventivas e metodológicas sobre as categorias gramaticais estudadas durante o período de aplicação da pesquisa. O referido produto baseia-se em atividades intermediadas pelo trabalho com textos, fundamentadas na descrição dos fenômenos linguísticos relacionados à construção dos sentidos.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Externo ao Programa - 406581 - SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL