Banca de DEFESA: KATIA CILENE AMORIM GOMES

DISCENTE: KATIA CILENE AMORIM GOMES
DATA: 07/03/2018
LOCAL: AUDITÓRIO, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: LEITURA, ENCONTRO COM OS(AS) OUTROS(AS): processos dialógicos no ato de ler
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Leitura. Linguagem.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa intitulada “LEITURA, ENCONTRO COM OS(AS) OUTROS(AS): processos dialógicos no ato de ler” faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional, Linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo geral compreender como a professora do 2º ano do Ciclo de Alfabetização da UEB “Justo Jansen”, escola da Rede Municipal de Ensino de São Luís – MA desenvolve o ensino da leitura, visando a implementação/efetivação de uma proposta de intervenção com o objetivo de melhoria das práticas de ensino de leitura. E, como específicos: identificar as concepções teóricas que fundamentam o trabalho do(a) professor(a) alfabetizador(a) com o ensino da leitura e suas implicações para a formação de leitores(as); analisar os limites e as possibilidades de trabalho do ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Fundamental; implementar/efetivar propostas de intervenção com sequências didáticas, numa perspectiva dialógica, objetivando a formação de leitores(as); produzir um diário, descrevendo o percurso das intervenções, a partir da aplicação de sequências didáticas, com foco no ensino da leitura. Os objetivos apresentados nos direcionaram para o caminho da pesquisa do tipo intervenção, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. O sujeito da pesquisa foi a professora do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, da Unidade de Educação Básica “Justo Jansen”, do ano letivo de 2017. A entrevista semiestruturada, a observação participante, bem como a análise dos documentos presentes no espaço escolar contribuíram significativamente no processo de geração de dados. Dessa forma, tomamos como referência teórica os estudos de Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochinov (2014) que, em sua teoria, apontam vários aspectos relevantes para a compreensão do conceito de linguagem e suas possíveis implicações no ensino da leitura. Referenciamos autores(as) contemporâneos(as) que estudam a temática leitura, como Foucambert (1994), Jolibert (1994), Smith (1989, 1999), Kleiman (2008, 2013), Smolka (2012), Mortatti (1995, 2000). A partir dos estudos e intervenções realizadas no campo de pesquisa apresentamos o produto “Livro – Diário de Intervenções Pedagógicas no 2º ano do Ciclo de Alfabetização: experiências dialógicas no chão da escola” fruto de ações e reflexões realizadas. As conclusões revelaram que, quando o ensino da leitura percorre o caminho do trabalho com os gêneros do discurso, portanto, em uma perspectiva dialógica, os(as) alunos(as) avançam em suas aprendizagens, evoluindo da leitura meramente pautada na decodificação para um processo de construção de sentido do texto lido.
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES