Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ANA DEBORAH PEREIRA DE BARROS

2018-03-19 20:23:34.424

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DEBORAH PEREIRA DE BARROS
DATA: 28/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS DO BUMBA MEU BOI NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO: Uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman
PALAVRAS-CHAVES: Bumba meu boi. Ensino de Arte. Cultura popular. Ensino médio.
PÁGINAS: 312
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o ensino das linguagens artísticas do Bumba meu boi do Maranhão enquanto conteúdo da disciplina Arte no Ensino Médio. O texto inicia fazendo um delineamento histórico sobre a figura do boi no imaginário do homem desde a antiguidade até os dias de hoje. Na sequência destaca as festas populares no mundo e no Brasil nas quais o boi é o personagem principal como, por exemplo, o Bumba meu boi. O folguedo no Maranhão abarca as quatro linguagens artísticas distintas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina Arte: teatro (personagens específicos), artes visuais (artesanato e indumentárias), música (instrumentos característicos) e dança (movimentos e formação espacial). Portanto, as linguagens artísticas são um caminho para o desenvolvimento de um trabalho na escola que vise o (re)conhecimento, a valorização e a salvaguarda do Bumba meu boi maranhense enquanto Patrimônio Cultural do Brasil. Por abordar a correlação existente entre a arte, a educação, a cultura popular e o ensino médio, a pesquisa é fundamentada em autores como Alves e Timbane (2016), Brandão (2008), Borges (2004), Gadotti (1992), Lima (2013), Santos (2011), Silveira (2015) e Zan (2005). Como forma de trabalhar os conteúdos presentes no Bumba meu boi do Maranhão na escola, foi necessária a produção de um material didático que atendesse à proposta didáticopedagógica em Arte. Para isso, um livro didático foi confeccionado a partir das pesquisas de Azevedo (1997), Borralho (2012), Brandão (2016), Cascudo (1999), Leitão (2013), Marques (1999), Padilha (2014) e Reis (2008) sobre o Bumba meu boi maranhense. Os impactos da implementação desta proposta numa turma de ensino médio serão analisados através questionários estruturados, observação participante, relatórios (diário de campo), registro audiovisual e avaliações periódicas, combinando elementos qualitativos e quantitativos. Por fim, espera-se que a pesquisa contribua para uma efetiva valorização da cultura popular nas escolas e a continuidade destes saberes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo ao Programa - 2310856 - TACITO FREIRE BORRALHO

fim do conteúdo