Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: CAROLINY SANTOS LIMA

2018-04-25 23:07:26.131

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINY SANTOS LIMA
DATA: 21/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSo
TÍTULO: CRIANÇAS FILOSOFANDO: uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Crianças. Pensar filosófico.
PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O presente estudo aborda sobre a temática: CRIANÇAS FILOSOFANDO: uma proposta metodológica de ensino à luz de Matthew Lipman, para esse momento apresentamos seções teóricas que farão parte da Dissertação de mestrado. Para desenvolvermos o referencial teórico do objeto, partimos dos pressupostos teóricos estudados por Matthew Lipman, abordando as influências que Socrátes, Charles Pierce, Vygotsky e John Dewey tiveram sobre sua proposta de Filosofia para Crianças. Discorremos sobre o autor da proposta, sua vida e o que o impulsionou a criar o seu programa. Tecemos ainda o caminho metodológico elaborado para a pesquisa. Diante desses pressupostos, problematizamos questões do tipo: Que concepções teóricas e metodológicas do ensino de Filosofia materializadas em forma de temas transversais a Unidade de Educação Básica Henrique de La Roque Almeida possui? Como a Unidade de Educação Básica Henrique de La Roque Almeida poderá articular criança e ensino de Filosofia? De que forma a pesquisa a ser realizada poderá desenvolver um produto que possa atender a proposta pedagógica e filosófica de Matthew Lipman? Para respondermos essas questões, desenvolvemos uma pesquisa teórica e empírica, na qual na primeira seção descrevemos as influências que Lipman sofreu para construir a sua proposta, destacando as características pedagógicas assumidas por ele a partir de cada influência específica. No segundo momento, descrevemos o contexto da vida de Lipman e como surgiu o problema que o motivou a propor o ensino de Filosofia para crianças. Em seguida traçamos os passos metodológicos desenvolvidos na parte prática ou empírica da pesquisa, na qual apresentamos como se constitui as análises e interpretações dos sujeitos selecionados à luz dos eixos teóricos metodológicos firmados ao longo da pesquisa, destacamos o caminho da intervenção pedagógica que se dará por meio dos instrumentos de pesquisa das observações, entrevistas, desenhos, formação continuada de professores até chegar ao produto da intervenção pedagógica, que será um Caderno de Orientações Didáticas. A pesquisa se caracteriza por utilizar a metodologia da pesquisa-ação tendo como delimitação o espaço da UEB Henrique de La Roque Almeida. Os sujeitos da pesquisa: Coordenação Pedagógica e/ou Direção, professores e alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Externo ao Programa - 1281552 - MARLY CUTRIM DE MENEZES
Presidente - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA

fim do conteúdo