Banca de QUALIFICAÇÃO: MARICEIA RIBEIRO LIMA

DISCENTE: MARICEIA RIBEIRO LIMA
DATA: 21/06/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. EJA. Dispositivos Móveis. Metodologia de Ensino.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas últimas cinco décadas vivenciamos momentos de profundas e rápidas mudanças que remodelaram a base material da sociedade. Dentre as inovações tecnológicas surgidas, o que mais tem ganhado destaque são os aparelhos de comunicação móvel (celulares e smartphones) que se popularizaram e se tornaram objetos tão indispensáveis no dia a dia de cada um que, atualmente, muitos são incapazes de viver sem estar conectados a esses dispositivos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de uso das tecnologias digitais na sala de aula através de uma proposta metodológica elaborada para educação de jovens de adultos. Os autores que fundamentam esta pesquisa são Castells (1999); Bottentuit Junior (2008); Moura (2009), Lemos (2017), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de Intervenção Pedagógica realizada com 10 (dez) professores, 02(dois) gestores e 40 (quarenta) estudantes do Curso Técnico em Redes do IFMA Campus São José de Ribamar, com uma amostra de 12 estudantes. Os instrumentos realizados na pesquisa são: entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise documental. O produto da pesquisa é um Blog Pedagógico alimentado ao longo do desenvolvimento da pesquisa.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR