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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTHINE ALGARVES RIBEIRO

2018-06-08 17:39:50.229

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTHINE ALGARVES RIBEIRO
DATA: 28/06/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais de informação e comunicação. Ensino de Ciências da Natureza. Nativos digitais
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica e busca desenvolver novas formas de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais que façam uso de diversas formas de linguagens (escrita, oral e digital), através da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como instrumentos de mediação pedagógica, a fim de que possam atender às necessidades educativas de uma nova geração de discentes, denominados por Prensky (2001) de nativos digitais. A coleta dos dados está ocorrendo em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental, tendo como sujeitos os 22 discentes e 1 docente na Unidade de Educação Básica Newton Neves, localizada na cidade de São Luís - MA. Considerando as características da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. A intervenção docente dar-se-á através do uso de recursos digitais (aplicativos) e construção de um blog como instrumento de interação entre discentes, assim como o recurso da mediação na atividade docente, sendo os dados desta pesquisa construídos a partir da utilização de técnicas e instrumentos, como, aplicação de questionário para discentes e docente, observação participante, diário de campo e filmagens. A pesquisa será amparada pelos pressupostos teóricos da teoria da ação mediada na perspectiva de Vygotsky e do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. Esperamos que esta pesquisa possa incentivar outros docentes a integrarem as TDIC em suas aulas, de forma criativa, com o propósito de despertar e estimular os mecanismos sensoriais dos discentes e tornar as aulas mais contextualizadas, dinâmicas e o aprendizado mais significativo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR VINICIUS LIMA VALENTIM - UFF
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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