Banca de QUALIFICAÇÃO: GENI PEREIRA CARDOSO

DISCENTE: GENI PEREIRA CARDOSO
DATA: 02/07/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: contribuições a constituição do conceito de fração no 5º do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Registro de Representação Semiótica. Matemática. Fração
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo do presente trabalho consistir em desenvolver um produto a partir de pressupostos da Teoria dos Registros Representação Semiótica que colabore para aquisição do conceito de fração pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para tanto será realizada uma pesquisa com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de São Luís/Ma. O estudo ocorrerá no primeiro e no segundo semestre do ano de 2018. Trata-se uma pesquisa com enfoque qualitativo que buscará através da análise e interpretação de dados perceber as dificuldades enfrentadas pelos alunos na construção do conceito de fração. A coleta de dados será feita por de Observação dos alunos em sala no desenvolvimento das atividades escolares e também por meio de Entrevista aplicada a eles com a finalidade de apreender como raciocinam enquanto constrói seus conhecimentos em matemática. Espera-se que esta pesquisa possa fornecer elementos para subsidiar a construção de um produto que contribua para superação de dificuldades enfrentados pelos alunos na aquisição dos conceitos de fração.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - JOAO COELHO SILVA FILHO - UEMA