Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR DE FRANCA DIAS

DISCENTE: JULIO CESAR DE FRANCA DIAS
DATA: 18/06/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: : EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Uma proposta metodológica no Centro de Ensino Nina Rodrigues, no município de Anajatuba – MA
PALAVRAS-CHAVES: Homem. Natureza. Geografia. Educação Ambiental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho direciona-se ao Exame de Qualificação de uma pesquisa que versa sobre a Educação Ambiental (EA) numa perspectiva conceitual, considerando que, apesar de ser uma discussão tão atual, faz-se necessário compreender as bases teóricas e os percursos históricos e o que dizem as leis, para que depois possamos inferir no contexto escolar com ações que venham contribuir para implantação da EA. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa no Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado no município de Anajatuba – MA, no intuito de produzir um produto que venha favorecer metodologicamente na abordagem da EA na escola. Para isso, faremos entrevistas com professores e com a direção e aplicaremos questionários com alunos do 3º ano do ensino médio, além de observações e diagnósticos sustentados pelo aporte teórico. Esta pesquisa fundamenta-se nas exigências legais que determinam a presença da EA em todos os níveis de ensino, além de buscar contextualizar a temática ambiental, já que Anajatuba faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) da Baixada maranhense, sendo, desta forma, um ambiente que possui considerável biodiversidade, potencial hídrico e comunidades tradicionais. Diante desse contexto, identificado por prévias observações e visitas a campo, não observamos nenhuma ação nem por parte do poder público e nem dos agentes escolares voltadas para inserção e promoção da EA no chão da escola. Portanto, partiremos de discussões teóricas e documentais para chegar à realização de oficinas e à construção de um material de apoio que oriente a comunidade escolar acerca da abordagem da EA.
Presidente - 1090352 - MARCIO JOSE CELERI
Interno - 407229 - MARIA DA GLORIA ROCHA FERREIRA