Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO AIRES SILVA

DISCENTE: RODRIGO AIRES SILVA
DATA: 19/06/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS: Um aporte metodológico no ensino da Geografia escolar para estudantes com deficiência visual São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar; Deficiência Visual; Recursos Didáticos Táteis
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho destinado ao Exame de Qualificação versa sobre uma pesquisa que enfatiza a criação e uso de recursos didáticos táteis no ensino da Geografia Escolar destinado a estudantes com Deficiência Visual. A criação dos recursos didáticos estará embasada nas cinco unidades temáticas propostas para essa disciplina, dispostas no documento Base Nacional Comum Curricular (2017). Neste sentido, realizamos uma pesquisa na Escola de Cegos do Maranhão, localizada no município de São Luís – Maranhão, com o intuito de conhecer e colaborar com as práticas de ensino da Geografia e consequentemente a compreensão do objeto de estudo desta ciência – o espaço geográfico, pelos estudantes com Deficiência Visual. Para isso, fizemos observações nas aulas, aplicamos questionário com a professora, entrevistamos a direção escolar e estudantes com Deficiência Visual do 6º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa fundamenta-se nas exigências legais de uma sociedade inclusiva e de igualdade de oportunidades, e as práticas educacionais não podem fugir a essa lógica, haja vista, a presença de mecanismos jurídicos que regulamentam uma educação acessível a todos, independentemente de suas condições físicas, sociais e cognitivas. Diante deste contexto, identificado pelas observações nas aulas e pelo depoimento dos discentes entrevistados, não percebemos o uso de qualquer recurso didático, seja ele tátil ou não, nas aulas de Geografia que venham de fato atender às necessidades dos estudantes com Deficiência Visual. Portanto, partiremos de discussões teóricas e documentais para embasar a proposta de confecção dos recursos táteis que venham a contribuir com uma a prática docente inclusiva no ensino da Geografia.
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Presidente - 1090352 - MARCIO JOSE CELERI