Banca de DEFESA: DIEGO TED RODRIGUES BOGEA

DISCENTE: DIEGO TED RODRIGUES BOGEA
DATA: 10/07/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: UMA DOCE MELODIA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA FLAUTA DOCE NO CENTRO DE ENSINO INTEGRAL PROF.ª JOANA BATISTA SANTOS SILVA EM SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Flauta Doce. Centro de Ensino Integral. Ensino Coletivo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Este trabalho trata sobre educação musical através do ensino de flauta doce para jovens do Centro de Ensino Integral Prof.ª Joana Batista Santos Silva. De forma geral, o texto descreve o ensino de música através do domínio de um instrumento musical. Historicamente, relata a construção do instrumento flauta doce, suas características estruturais, mecânicas e sonoras bem como as primeiras iniciativas do ensino do instrumento no Brasil e indica sua aplicabilidade em sala de aula. Analisou-se a flauta doce como instrumento pedagógico bem como características peculiares como o seu baixo custo, seu manuseio simples e um repertório que perpassa por vários períodos da história da música o que vem a potencializar o trabalho do educador musical com seus alunos. Assim, por esses e outros aspectos destacados no corpo do trabalho, a flauta doce constitui-se numa possibilidade viável para o ensino de música e corresponde a uma proposta de trabalho consistente para os Centros de Ensino em Tempo Integral da rede pública estadual do Maranhão. Por este trabalho concentrar-se na aprendizagem musical através do ensino coletivo de flauta doce no espaço escolar, está fundamentado nas pesquisas de Quadros Junior, Lorenzo e Tourinho (2009), Tourinho (2007); Cruvinel (2005), Galindo (2000) Oliveira (2011) e Taets (2012). Os resultados desta iniciativa foram ponderados através de observação participante, diário de campo e registro audiovisual. Desta forma, desejamos que esta pesquisa promova novas perspectivas para a educação musical e também contribua para a democratização do ensino de música nas escolas brasileiras.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 1551647 - MARIA VERONICA PASCUCCI