Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA

DISCENTE: PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA: 09/07/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem Matemática. Prática Profissional do Professor. Proposta de Ensino de Estatística. Medidas de Tendência Central.
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a prática profissional do professor de matemática do 3º Ano do Ensino Médio a partir do uso da modelagem matemática na abordagem do conteúdo de medidas de tendência central, desenvolvida no Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA), São Luís, MA. Serão considerados, como objetos de análise, as ações e os diálogos pedagógicos realizados em um contexto da sala de aula. Para tanto, descreveu-se o marco teórico sobre o tema e o percurso metodológico necessário para a realização da pesquisa. Para fundamentar as discussões teóricas sobre a modelagem matemática serão utilizados os estudos de Biembengut (2004), Almeida, Silva e Vertuan (2012), Burak e Aragão (2012), Meyer, Caldeira e Malheiros (2013), Bassanezi (2016), Biembengut e Hein (2016). O interesse pela modelagem matemática iniciou-se a partir da inquietação desta pesquisadora, relacionada à busca de novas metodologias no ensino de matemática da Educação Básica. Por isso, esta pesquisa será de abordagem qualitativa e fará o uso de questionário, entrevista, observação não participante e diário de campo, como instrumentos de coleta de dados empíricos. Nesse sentido, os dados serão oriundos de um levantamento bibliográfico sobre o tema e da pesquisa de campo a ser realizada na instituição escolar. O percurso metodológico a ser adotado seguirá os passos: levantamento teórico; esclarecimentos sobre a pesquisa; aplicação do questionário diagnóstico; realização de entrevistas com os sujeitos; apresentação da proposta de ensino ou fase de instrumentação; fase de intervenção. A fase de instrumentação tem a pretensão de instruir os professores para o desenvolvimento da proposta de ensino de estatística com modelagem matemática no Ensino Médio. Tal proposta será aplicada na fase intervenção juntamente com uma turma de 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio, turno matutino, considerando as cinco etapas da modelagem matemática, sugeridas por Burak e Aragão (2012).
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA