Banca de QUALIFICAÇÃO: DINALVA PEREIRA GONCALVES

DISCENTE: DINALVA PEREIRA GONCALVES
DATA: 11/07/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: DA ESCOLA NO QUILOMBO À ESCOLA DO QUILOMBO: as propostas pedagógicas como aporte ao currículo diferenciado para as escolas quilombolas de Ensino Fundamental no município de Bequimão (MA)
PALAVRAS-CHAVES: escolas quilombolas, currículo diferenciado, oficinas pedagógicas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação traça o desenvolvimento de um estudo sobre o papel da escola no contexto de comunidades quilombolas e como a construção de um currículo diferenciado poderá melhorar as vivências escolares e comunitárias no tangente à educação escolar quilombola no município de Bequimão/MA. Destarte, a referida pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo construir uma proposta de currículo diferenciado, materializada em forma de Cadernos de Oficinas Pedagógicas, a ser trabalhada na parte diversificada do currículo escolar, considerando a realidade sociocultural das comunidades dos quilombos e contribuindo para a valorização cultural e afirmação da identidade étnica. Para fim de exame de Qualificação, o texto apresenta 7 (sete) sessões que versam sobre as temáticas que estruturarão o trabalho, bem como detalhamento da metodologia da pesquisa. Como referencial teórico e bibliográfico, apresenta trechos das legislações pertinentes às políticas educacionais para as relações étnico-raciais e concepções de autores como Albuquerque (2006), Costa (1998; 1999), Fiabani (2005; 2009), Domingues (2007), Gomes (2015), Leite (2016), Melo (2012), Moreira e Candau (2008), Sacristán (2013), Santomé (1995; 2013), Silva Filho (2012), dentre outros. Na descrição metodológica, são apresentados os métodos de abordagem e procedimentos, o tipo de pesquisa (Pesquisa Participante), o local, os sujeitos e os instrumentos de coletas de dados. Descreve os passos para construção dos Cadernos de Oficinas Pedagógicas, produto final da pesquisa. Apresenta o Plano de Dissertação que delineia as sessões planejadas que comporão o texto dissertativo. E por fim, detalha por meio de cronograma, as etapas a serem cumpridas do início ao término da pesquisa de mestrado, junto às escolas quilombolas de Bequimão/MA.
Externo à Instituição - ANA LUCIA CUNHA DUARTE - UEMA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES