Banca de DEFESA: DEBORA SUZANE GOMES MENDES

DISCENTE: DEBORA SUZANE GOMES MENDES
DATA: 26/07/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: A METODOLOGIA WEBQUEST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia WebQuest. Ensino-Aprendizagem. Leitura-Escrita
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa refere-se à análise da Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação básica. Desta forma, o objetivo geral do estudo é investigar a eficácia da Metodologia WebQuest no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, especificamente com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em São Luís – MA. A investigação apresenta, ainda, objetivos específicos, são eles: a) verificar os interesses, as motivações e as dificuldades dos estudantes e dos professores relacionados ao uso das TIC na educação; b) desenvolver uma WQ em benefícios das práticas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita para o 5º ano do ensino fundamental; c) avaliar as contribuições das tarefas propostas na WebQuest produzida como estratégias motivadoras no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Para alcançá-los, adotamos um percurso metodológico cíclico em espiral pautado no método de pesquisa do tipo Pesquisa-Ação Estratégica, com abordagem predominantemente qualitativa, os instrumentos e técnicas de recolha de dados utilizados na investigação, foram: observação não participante, observação participante, questionário preliminar, questionário de autoavaliação individual, questionário de autoavaliação de grupo, e entrevista grupo focal. Os sujeitos participantes da pesquisa consistem em a professora de Língua Portuguesa, a professora de Informática e estudantes de 3 turmas do 5º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA). Os resultados obtidos permitem concluir que a Metodologia WebQuest é uma potencial estratégia educativa que motiva o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita mediante a navegação na internet e a resolução de atividades desafiadoras que estimulam a construção das habilidades do domínio cognitivo superior como analisar, avaliar, criar, bem como, as habilidades do século XXI e a formação de um leitor/escritor ativo, autônomo, cognoscente e atuante em seu processo de aprendizagem.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR