Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS

DISCENTE: SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS
DATA: 24/07/2018
LOCAL: SALA 104, BLOCO D, CCSo, Térreo
TÍTULO: LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA: Uma proposta metodológica de ensino à luz da Linguística Aplicada
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Língua Inglesa. EnsinoMédio
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga como a habilidade de leitura é proposta em sala de aula no 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão, considerando também as habilidades esperadas no Exame Nacional do Ensino Médio e na Base Nacional Curricular Comum. O trabalho parte inicialmente de uma retrospectiva histórica sobre a presença de línguas estrangeiras no Brasil, desde a chegada dos Portugueses até o momento atual. Contextualiza a escolha do ensino (ou não) de línguas estrangeiras ao longo da História de acordo com os interesses e decisões políticas. Define a importância da leitura e discute alguns desses mecanismos partindo da Linguística Aplicada, tomando como pressupostos as ideias de Almeida Filho (1993), Lima Jr. (2016), Moita Lopes (1996), Oliveira (2015) e Paiva (2005), principalmente, mas são considerados também os documentos oficiais que regem a educação no Brasil como referência do que tem sido estabelecido atualmente e o foco na habilidade de leitura como prioridade na Educação Básica Brasileira. Centra‐se na questão da educação, de um modo geral, e no ensino de línguas, de modo particular. Para materializar esta pesquisa, utiliza-se como metodologia a pesquisa-ação com o objetivo de provocar a reflexão por parte da docente e dos discentes de duas turmas dessa série para a construção colaborativa de um guia de orientações didáticas com estratégias de leitura que possa orientar a professora no planejamento das aulas com foco em leitura.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA