Banca de DEFESA: CLAUDIA MARTINS DE SA

DISCENTE: CLAUDIA MARTINS DE SA
DATA: 26/07/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: O FENÔMENO DA VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção Sociolinguística
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Sociolinguística. Variação. Concordância Verbal
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada ―O FENÔMENO DA VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção Sociolinguística‖, tem como objetivo geral sistematizar uma proposta didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso. Inicialmente, analisamos como esse fenômeno gramatical se manifesta em 78 textos dissertativos-argumentativos escritos por alunos do 3o ano do Ensino Médio do CE Vinícius de Moraes, escola pública de São Luís/MA. A análise foi realizada segundo os princípios de William Labov (2008 [1972]) e Stella Maris Bortoni Ricardo (2004, 2005), trabalhando com o método empírico, de natureza aplicada a uma abordagem qualitativa e exploratória por meio da pesquisa-ação intervencionista. Nos textos foram diagnosticados desvios de concordância verbal em que o cancelamento da marca de número é condicionado por fatores de ordem estrutural. Dos elementos de caráter linguístico, mostram-se significativos a saliência fônica e a posição do sujeito em relação ao verbo. A partir dos resultados, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades sobre concordância verbal, respaldadas nos princípios sociolinguísticos. Para encaminhamentos, diretrizes e sugestões sobre o ensino de gramática recorreu-se ao apoio de Franchi (2006), Vieira e Brandão (2011), Faraco (2008), Martins (2013) e Martins e Tavares (2013). Após aplicação das sequências didáticas sobre concordância verbal, os alunos confirmaram que se tornaram mais compreensíveis as relações de concordância, fato comprovado a partir das reescritas dos alunos, assim como pela reflexão realizada por eles durante as atividades desenvolvidas.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES