Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA COELHO COSTA

DISCENTE: ROSANGELA COELHO COSTA
DATA: 06/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: PROJETO DE TRABALHO SOBRE O REGGAE: uma proposta didático-pedagógica do ensino de Geografia na Unidade de Educação Básica Rosário Nina
PALAVRAS-CHAVES: Reggae. Projeto de Trabalho. Ensino
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o uso do projeto de trabalho no ensino de Geografia, tendo como tema o Reggae. O objeto de estudo originou-se da necessidade de trabalhar a questão étnico-racial como um elemento de difusão da identidade afro-maranhense no campo da musicalidade. A partir da história e importância do reggae na cultura afro maranhense, a pesquisa será demarcada para aspectos geográficos, como: localização, população, economia, êxodos, relevos, política. Aspectos, esses, que serão delimitados nos lugares onde o reggae se faz presente: Jamaica e Maranhão. Para o presente momento, a pesquisa apresenta duas seções teóricas, que ainda estão em construção e seções que tratam da metodologia da pesquisa que poderá ser seguida, o plano da Dissertação e o cronograma de execução da pesquisa. Na parte teórica, na primeira seção descrevemos sobre as concepções e distinções epistemológicas e axiológicas entre a pedagogia de projetos e projeto de trabalho. Ainda, nesta seção, nos posicionamos em favor pelo uso do projeto de trabalho, haja vista que possui uma dimensão mais crítica. Na segunda seção fizemos uma retrospectiva histórica do reggae na Jamaica e no Maranhão. Para fundamentar os estudos, nos apropriamos, principalmente, das seguintes fontes bibliográficas: Hernández (1998, 2017); Kilpatrick (1997); Dewwy (1985); Boutinet (2002); Silva (2016), Cardoso (1997); White (1999). O local da pesquisa será a Unidade de Educação Básica Rosário Nina. Os instrumentos de coleta de dados que pretendemos utilizar serão: a observação não participante e sistemática; entrevista semi-estruturada; questionário em forma de questões mistas. A forma de análise dos dados se dará por meio de quadros, gráficos e tabelas. O produto é descrito como um site pedagógico, intitulado "Reggae na Escola.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA