Banca de DEFESA: CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA

DISCENTE: CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA
DATA: 09/08/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: A LEITURA E A ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO DE TODAS AS ÁREAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: uma experiência de intervenção na UEB PROFESSOR RUBEM ALMEIDA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Leitura e Escrita. Áreas do Conhecimento
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A pesquisa intitulada “O ENSINO DO ATO DE LER E ESCREVER E O SEU DIÁLOGO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO: uma experiência de intervenção” tem como objetivo geral desenvolver um processo de intervenção em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, de modo que o ensino do ato de ler e escrever sejam explorados em áreas do conhecimento, contemplando a formação de leitores(as) e produtores(as) de textos. E de caráter mais específico: abordar as concepções teórico-metodológicas sobre o ensino do ato de ler e escrever de modo que este ensino seja contemplado nas áreas do conhecimento; identificar as concepções de leitura e de escrita que fundamentam as práticas alfabetizadoras na UEB Professor Rubem Almeida; analisar o processo de intervenção desenvolvido em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida; produzir um Caderno com proposições metodológicas desenvolvidas com alunos(as) do Ciclo de Alfabetização, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida. A pesquisa é do tipo intervenção, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como instrumentos de geração de dados, fizemos uso da entrevista semiestruturada, registro das observações participantes no diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora alfabetizadora, as crianças do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e a pesquisadora, que devido a desistência da professora na terceira fase da pesquisa assumiu o processo de intervenção. Como principais interlocutores(as) na escrita desta pesquisa temos, Bakhtin/Volichinov (2009) e Bakhtin (2003). Foram também necessários no diálogo para a fundamentação e análise dos dados Damiani (2012), Bogdan e Biklen (1994), Bardin (2010), Santomé (1998), Macedo (2004), Yunes (2003), Bajard (2014), (Vygotski (1984), Tardif (2010), Curto, Murillo e Teixidó (2000), Colomer (2002), Fazenda (2013; 2014). Definimos como lócus de pesquisa a UEB “Professor Rubem Almeida”, escola da Rede Municipal de São Luís, localizada no bairro do Coroadinho. As Considerações Finais revelam que o ensino do ato de ler e escrever no Ciclo de Alfabetização, mais especificamente na terceira etapa deste Ciclo (3º ano), com vistas à formação de leitores(as) e produtores(as) de textos, não pode se desenvolver a partir de atividades com foco na sinalidade (ênfase na som, na letra e na palavra solta) e com a responsabilidade de apenas uma área do conhecimento. É possível repensar as propostas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita para ser formar leitores(as) e produtores(as) de texto reconhecendo que a criança em processo de alfabetização aprende fazendo, dialogando e interagindo entre elas e com os outros por meio das diversas interlocuções sociais e culturais que se estabelecem no processo de apropriação da leitura e da escrita.
Externo à Instituição - ANTONIA EDNA BRITO - UFPI
Presidente - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA