Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE: WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 02/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a formação de sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Livro didático. Sujeito ecológico.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação aborda a relação entre ensino de Ciências e Educação Ambiental para a formação dos sujeitos ecológicos a partir do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados acontecerá em 6 (seis) escolas da rede municipal do Ensino Fundamental do Núcleo Anil em São Luís e terá como sujeitos de pesquisa os professores de Ciências com os quais serão aplicados questionários e entrevistas com o objetivo investigar o conteúdo conceitual científico e social sobre Educação Ambiental presentes nos livros didáticos de Ciências e caracterizar as ações pedagógicas de cunho ambiental dos professores de Ciências inspiradas (ou não) nos livros didáticos.Com a realização da pesquisa buscaremos construir um paradidático com sugestões de atividades de Educação Ambiental para os professores do 6º ao 9º ano que contemplem sequências didáticas retratando os aspectos socioeconômicos e ambientais maranhenses de modo a subsidiar as ações pedagógicas com vistas a formação do sujeito ecológico pela reflexão acerca da problemática ambiental em nível local mas sem perder a dimensão planetária. Buscaremos os referenciais teóricos para fundamentar esse trabalho em Carvalho (2012), Reigotta (2017), Freitag, Motta e Costa (1993), Krasilchik (1987), Mello e Longhini (2013), Maknamara (2009) assim com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/1999, a Política Estadual de Educação Ambiental - Lei Nº 9.279 de 20 de outubro de 2010. Esperamos que a realização do referido estudo possa contribuir para a efetivação da Educação ambiental nas escolas e sua contribuição para o ambiente socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Externo ao Programa - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES