Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR ALBINO MARINS

DISCENTE: JULIO CESAR ALBINO MARINS
DATA: 08/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO NO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARÁ” EM SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Língua Portuguesa. Linguística Textual. Texto Multimodal.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta didática que contribua para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interessantes a atraentes, a partir dos princípios teóricos da Linguística textual, por meio de pensadores como Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi, Antunes, Gregolin, Isenberg, Halliday & Hasan, Vater, Prince, Lesniewski, Koch et Apothéloz & Reicher-Beguelin, e outros. A escolha da LT se deu para buscamos sentido para o ensino de Língua Portuguesa centrada no uso de textos (e textos multimodais) como maneira de familiarizar o discente com tipos de textos que ele já utilizados e textos que ainda vai utilizar no seu dia a dia. Nesta pesquisa utilizaremos o tipo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica que acima de tudo tem o propósito de gerar soluções para dificuldades de docentes e discentes. Lançaremos mão da pesquisa aplicada por meio de um método de abordagem e um método de procedimentos. O método de abordagem é responsável pelo raciocínio nas etapas fundamentais de uma pesquisa. O método de procedimento abrange as etapas mais concretas da investigação com explicação geral dos fenômenos, é também mais restrita e menos abstrata. Esta pesquisa é também bibliográfica, pois foram examinadas as obras de vários autores sobre o desenvolvimento e história da Linguística Textual. Os instrumentos de coletas de dados serão a observação, a entrevista com a professora e com os alunos. A observação será do tipo observação não participante. Os sujeitos não sabem que estão sendo observados e o observador não está diretamente envolvido na situação analisada e não interage. As entrevistas semiestruturadas são organizadas de acordo com um roteiro prévio cuja finalidade é conhecer como os alunos produzem seus textos. Finalmente, será desenvolvido um produto denominando Manual de Orientações didáticas que vai conter uma série de instruções didáticas para facilitar o trabalho do professor com esse tipo de abordagem. Espera-se que a produção textual dos alunos melhore consideravelmente ao ingressarem no ensino médio.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA