Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA

DISCENTE: ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA
DATA: 02/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: um estudo sobre a prática docente de professores (as) do Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Prática docente, Organização curricular
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação trata sobre o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental Anos Inicias e a organização curricular. Nesse sentido, o estudo pretende investigar quais práticas docentes podem ser estabelecidas para uma proposta curricular, em que o ensino de ciências seja componente articulador de teorias e práticas científicas que ampliem visões de mundo a partir de uma perspectiva histórico-cultural. O texto apresentado possui três seções primárias que tratam sobre o referencial teórico e uma seção primária que trata a metodologia da pesquisa. Nas seções primárias serão discutidos os diferentes enfoques para o ensino de ciências, sua evolução; a relação do ensino de ciências e a alfabetização científica; a formação continuada e o ensino de ciências. Na parte metodológica, foi escolhido o tipo de pesquisa participante. Os instrumentos de coleta de dados serão: observações, entrevistas e grupos focais. Há uma seção chamada Plano de dissertação, na qual serão descritas cada seção apresentadas e também as que serão construídas após a qualificação de mestrado. E por fim foi feito um cronograma, em que estão descritos os períodos, nos quais cada ação da pesquisa será realizada.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS