Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE ALVARES COSTA

DISCENTE: CRISTIANE ALVARES COSTA
DATA: 21/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: PEDAGOGIA DE PROJETOS E AS POSSIBILIDADES DE USO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO 6º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Filosofia. Projetos. Tecnologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho destinado ao Exame de Qualificação versa sobre a aplicabilidade da Pedagogia de Projetos e as possibilidades de uso da Tecnologia para o ensino de Filosofia no 6º ano da Educação Básica. Uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo a organização e construção dos conhecimentos, com metas previamente determinadas com foco no coletivo entre alunos e professores. Desta forma, o aluno aprende produzindo, formulando dúvidas, pesquisando o que vem favorecer a busca de novas descobertas e reconstrução de saberes, em que todos os envolvidos alunos e professores têm atribuições com responsabilidades compartilhadas. Para este estudo, utilizamos alguns autores fundamentais em nossa perspectiva, para as discussões que referenciam a temática como pedagogia, tecnologia e Filosofia respectivamente: Dewey (1956), Fazenda (1998), Hernandez (1988), Antunes (2004), Sacristán (2005); Kenski (2008), Barbosa (2008); Cerletti (2009), Foucault (1998), Lévy (1997), Chauí (2003). Neste sentido, realizamos uma pesquisa na Escola Unidade Integrada José Giorcelli Costa, localizada no município de São Luís – Maranhão. Como Produto do Mestrado Profissional em Gestão da Educação Básica, propõem-se a construção de uma Proposta Pedagógica intitulada Pedagogia de Projetos e as possibilidades de uso da tecnologia para o ensino de filosofia no 6º ano da educação básica, através de um Caderno de Sugestões. Esta pesquisa fundamenta-se nos PCNs, pois este orienta desenvolver trabalhos por projetos, que possibilite o aprendiz ser o agente que participa de todo o processo, proporcionando assim a interação sujeito-aprendiz diante dos problemas apresentados nos conteúdos presentes no contexto social do aluno. Em relação a metodologia, o presente Projeto de Dissertação é do tipo teórico e intervencionista, quanto ao método de abordagem é uma pesquisa fenomenológica, acerca de sua abordagem é quantitativa e qualitativa, desenvolvida através do suporte fornecido pelos estudos bibliográficos. Em relação aos procedimentos, constituiu-se dentro dos cânones de uma pesquisaação. Para coletar e registrar os relatos de professor e alunos utilizará questionários e entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas a dois professores e duas turmas do 6º ano na disciplina de Filosofia. Esta temática mostra-se pertinente, pois propõe contribuir com os estudos da Filosofia no 6º ano, favorecendo o aprendizado, a pesquisa, a investigação, o questionamento da realidade ao qual está inserido e se posicionar de forma crítica, reflexiva e responsável. Pautadas em metodologias e técnicas que valorizem as investigações, favorecendo a autonomia partindo da vivência e pesquisa do contexto social, assim como das necessidades dos alunos de forma globalizada em que a Filosofia tem sua fundamentação nas questões da humanidade.Nesta perspectiva propomos através desta pesquisa contribuir para dinamizar e potencializar as aulas de filosofia do ensino fundamental inserindo nas aulas o uso de tecnologia de forma integrada com a mediação docente e as metodologias de ensino e aprendizagem.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA