Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA LIMA CERQUEIRA MARQUES

DISCENTE: ANA PAULA LIMA CERQUEIRA MARQUES
DATA: 22/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSO
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SEXUALIDADE: uma proposta didático pedagógica para o ensino de ciências
PALAVRAS-CHAVES: Sexualidade. IST.Proposta didático- pedagógica. Docente. Aluno
ÁREA: Educação
RESUMO: Ao longo da história, o estudo da sexualidade gerou uma serie de discussões e ainda hoje representa em algumas intuições sociais uma espécie de tabu. As pesquisas na atualidade referenciadas pela OMS e UNAIDS demonstram a necessidade de que se realizem trabalhos educativos com ações direcionadas no sentido de educar os jovens para a sexualidade e com ações com vistas à promoção da saúde. Portanto com base nestas premissas e com a reflexão de que estas temáticas são primordiais e devem ser tratadas na escola, propomos esta pesquisa intitulada: Relações entre Educação em Saúde e Sexualidade: uma proposta didático- pedagógica para o ensino de ciências. A pesquisa acontecerá em três unidades de ensino fundamentais de São Luís: a UEB Rosália Freire e a UEB Teotônia Nunes, localizadas na área de entorno do Itaqui Bacanga e a UEB Agostinho Vasconcelos localizada no bairro do Anil. Nossa pesquisa versará sob a ótica de uma pesquisa qualitativa segundo Flick (2010) e nossa metodologia é baseada no Estudo de Caso na perspectiva de André (2005). As informações da pesquisa serão coletadas mediante o uso de questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores. Os dados obtidos na pesquisa serão analisados com a perspectiva teórica de Bardin (2011). O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver uma proposta didático-pedagógica sobre educação em saúde, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis para professores de ciências das referidas escolas. Os objetivos específicos são analisar as concepções destes professores sobre educação em saúde, sexualidade e IST, compreender de que forma são trabalhadas as temáticas, averiguar quais os usos que os professores de ciências fazem dos livros didáticos para o trabalho com as mesmas, compreender quais os pressupostos teóricos utilizados pelos professores para trabalhar as temática, analisar se existem dificuldades ou impedimentos para realizar atividades sobre elas, verificar a possibilidade de realizar uma formação para os professores sobre educação em saúde, sexualidade e IST. Buscamos sustentações bibliográficas em autores como Ribeiro (2005), Mohr (1993), Figueiró (2001), Maia (2005), Folcaut (1996), Brêtas (2011), Altman (2007), Camargo e Botelho (2007), Louro (2000), Figueiró (2013) e ainda documentos norteadores como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9394/969 (BRASIL, 1997), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), entre outros. Através da nossa pesquisa, pretendemos contribuir para a formação de educadores conscientes do seu papel frente à educação em saúde, sexualidade, IST e, por conseguinte educandos conscientes do seu corpo, e conhecedores de informações que os ajudarão a promover o auto cuidado e que ainda possam ter a percepção de que a sexualidade pode ser vivida com prazer e liberdade já que ela envolve sentimentos, relacionamentos, aprendizados, reflexões e ainda tomada de posição.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA