Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM

DISCENTE: GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM
DATA: 22/08/2018
LOCAL: SALA 201, BLOCO E, CCSO
TÍTULO: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: desafios e perspectivas da prática docente.
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Currículo. Poder.
ÁREA: Educação
RESUMO: A temática desse estudo versa sobre: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: desafios e perspectivas da prática docente. Para esse momento traremos as seções teóricas que farão parte da Dissertação de mestrado, que tem como objetivo geral: propor o redimensionamento do Currículo, por meio de um produto a partir de uma análise curricular para o ensino de Filosofia no ensino médio do IFMA- campus Santa Inês, fundamentada na perspectiva filosófica pós-crítica. E como objetivos específicos: Investigar o currículo atual de Filosofia no ensino médio do IFMA- campus Santa Inês; Identificar os temas e conteúdos pertinentes à construção da identidade e subjetividade do cidadão- trabalhador à luz da perspectiva pós-crítica; Propor uma ressignificação do currículo para que sirva de instrumento contribuinte para a prática docente. Para tanto, inicialmente trouxemos a introdução, situando a pesquisa, na primeira seção, trazemos as reflexões acerca de como o currículo pode se instaurar enquanto instrumento de poder, a partir do pensamento de Foucault sobre relações de poder, como são caracterizados os diferentes modos de poder. Segundo o entendimento do pensamento de Foucault, o poder não existe, o que existe são as práticas ou relações de poder que se estabelecem na sociedade. Nesse sentindo, apontamos o currículo como manifesto mecanismo disciplinador pedagógico. Discutindo ainda, a escola como recinto das Relações de Poder, abordando o aspecto da relação poder/saber da noção de poder disciplinar. Discorremos ainda sobre a construção de um Modelo Educativo a partir da perspectiva do Poder, assim como a sua importância para o bom funcionamento do espaço escolar como forma de garantir a manutenção do caráter formativo/pedagógico que se configura estruturante para a sociedade com mais consistência teórica e metodológica para fortalecer a postura crítico reflexiva. A pesquisa é de cunho qualitativo, pautada num estudo de caso, na qual realizaremos entrevistas com os sujeitos participantes da mesma. Para respaldar essa pesquisa buscamos fontes que abordam a temática, principalmente as obras de Foucault. No estudo percebemos a necessidade da construção de um novo modelo educativo, que possa ser capaz de criar uma atitude de alteridade frente ao saber e formar sujeitos capazes de romper com as estratégias do poder disciplinar e adotar uma postura de invenção frente ao conhecimento, assim, com base nessas reflexões esperamos que a educação seja capaz de instruir os indivíduos muito mais do que disciplinar, sendo necessário repensar o Currículo no âmbito dessas relações.
Presidente - 2125298 - RITA DE CASSIA OLIVEIRA
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA