Banca de DEFESA: CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 27/08/2018
LOCAL: SALA 305, BLOCO F, CCSo
TÍTULO: A IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro
PALAVRAS-CHAVES: Identidade Negra. Lei nº 10.639/2003. Relações Étnico-Raciais. Escola.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente pesquisa trata sobre a identidade negra no contexto escolar. O contexto investigado foi uma escola municipal na cidade de São Luís, denominada: "Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro". O estudo teve como objetivo geral: Investigar como a Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro desenvolve o trabalho curricular, abordando os conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, visando à implementação de uma proposta de intervenção na perspectiva da construção e reconstrução da identidade negra dos docentes e discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Discorre-se sobre as concepções de identidade e identidade negra e faz-se uma retrospectiva histórica da identidade étnico-racial negra no Brasil. Para fazer a articulação com os entendimentos sobre identidade, fizemos uma seção, intitulada Escola, currículo, formação e construção de identidade, na qual discute-se o papel da escola na perspectiva de apontar o trabalho curricular a respeito dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana. Em continuidade, na seção empírica, caracteriza-se a escola pesquisada, os percursos metodológicos, apresenta-se a discussão dos dados e a descrição da intervenção do produto da pesquisa, que se deu por meio do Caderno de Orientações Didáticas em forma de Sequências Didáticas à luz do Projeto A Cor da Cultura. Teve-se como sustentações teóricas autores, como: Cavalleiro (2001), Corazza (2013), Goffman (1999); Munanga (2008); Sousa e Fino (2007), Thurler (2001), dentre outros. Na Metodologia, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados, foram usados de questionários e entrevista semiestruturada, registro das observações participantes no Diário de Campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e as alunas do oitavo ano, a Gestora Geral, o Coordenador dos alunos, um Professor de Língua Portuguesa e uma Professora de Arte. Com a pesquisa concluiu-se que a escola pesquisada não desenvolvia uma formação identitária negra, todavia, por meio das intervenções, foi possível desenvolver essa formação, haja vista que se permitiu mudar um paradigma conservador para um paradigma pluriétnico.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA