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Banca de DEFESA: LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA

2018-08-14 13:00:25.978

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FELIX DE BARROS VIEIRA ROCHA
DATA: 28/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: SALA 104, BLOCO D, CCSo
TÍTULO: O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO CONTEXTO DA LEI 10.639/2003 E O REFERENCIAL CURRICULAR DE ARTE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archer
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Ensino. Lei 10.639/2003. Referencial Curricular de Arte
PÁGINAS: 336
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente dissertação trata sobre o Ensino de Arte Visuais no contexto do Referencial Curricular de Arte proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003 no Centro de Ensino Governador Archer. O objetivo geral do estudo foi construir um site didático-pedagógico sobre de Artes Visuais no contexto dos Referenciais Curriculares de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003. As principais fontes bibliográficas que sustentaram a pesquisa foram: Bacarin (2005), Barbosa (1978), Osinski (1998), Pacheco (2007), Subtil (2011), dentre outras. A pesquisa inicia descrevendo uma retrospectiva histórica do ensino de Arte no Brasil a partir do século XVI com a influência dos jesuítas até o século XX, o qual aponta as transformações curriculares do ensino de Arte por meio da aprovação do Parecer nº 22/2005 e da Lei 13.278/2016. Em continuidade, foi feita uma seção que discorreu acerca da Lei N° 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA). A referida seção foi desdobrada em quatro subseções que trataram sobre: A Lei n° 10.639/2003; O Parecer nº03/2004; A Resolução nº 01/2004 e o Referencial Curricular de Arte da Seduc/MA. A seção seguinte descreveu sobre a pesquisa empírica. Descrevemos sobre o cenário da pesquisa (local pesquisado); a metodologia da pesquisa; as análises e interpretações dos dados; o produto da pesquisa que foi descrito por meio da proposta de intervenção no local pesquisado. A pesquisa foi um estudo de caso instrumental com base em Robert Stake. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação que durou quatro meses; a entrevista, a qual foi dirigida ao gestor, a coordenadora pedagogia e duas professoras de Arte; questionário que foi aplicado aos discentes em quatro turmas do 8º ano, do turno vespertino. Foi feita uma amostra de 23%. Além do site didático-pedagógico, foi feito um manual dos principais conteúdos do citado site, enquanto um material físico para os docentes. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de formações continuadas de artes visuais no contexto do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, conforme prescreve a Lei nº 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Externo ao Programa - 2336903 - MARILEIA SANTOS CRUZ DA SILVA

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