Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALTER RODRIGUES MARQUES

2018-08-15 18:53:22.96

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER RODRIGUES MARQUES
DATA: 21/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE PROFESSORES DO PPGEEB
TÍTULO: A CERÂMICA MARANHENSE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: Um estudo com estudantes de ensino médio do Centro de Ensino Paulo VI em São Luís (MA) São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais. Cerâmica. Sociologia da educação. Política educacional. Identidade e pertencimento
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente projeto de dissertação aborda a Cerâmica como ensino de Artes Visuais no Ensino Médio para a formação dos sujeitos identitários com noções de pertencimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados acontecerá de agosto a novembro de 2018 em uma escola da rede estadual de Ensino, o CE Paulo VI em São Luís e terá como sujeitos de pesquisa os estudantes de uma turma da 1ª série do ensino médio com os quais será aplicada uma proposta didático-pedagógica em Artes Visuais com os conteúdos da Cerâmica com o objetivo de proporcionar o conhecimento sobre essa vertente da Arte assim como oportunizar o reconhecimento da Cerâmica como atividade produtiva da cultural local, sua importância e aplicabilidade como na azulejaria, na construção civil, mas destacando a cerâmica artística e cultural. Portanto, oportunizando o reconhecimento do eu dos educandos através da Cerâmica como sujeitos de pertencimento, de identidade. Buscamos nos livros didáticos do PNLD 2018-2020 de Arte e não encontramos essa linguagem como campo de estudo. No intuito de atender as orientações da LDB (9.394/96) no art. 26, 2º sobre o ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, pretendemos aplicar nossa proposta. Com a realização da pesquisa buscaremos construir um material didático como sugestão para uso em sala de aula na educação básica que contemplem sequências didáticas retratando os aspectos socioeconômicos e artísticos maranhenses de modo a subsidiar as ações pedagógicas com vistas a formação do sujeito pertencente pela reflexão acerca da problemática identitária em nível local, mas sem perder a dimensão global – o ser-no-mundo. Buscaremos os referenciais teóricos para fundamentar esse trabalho em Silva (2015), Barbosa (2010; 2012), Saviani (2008), Hall (2006), Geertz (2014), Arroyo (2013), a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a LDB 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2002). Esperamos que a realização do referido estudo possa contribuir para a efetivação da Educação significativa em Arte nas escolas e sua contribuição para uma escola socialmente justa, democrática e artisticamente equilibrada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

fim do conteúdo