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Banca de DEFESA: FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA

2018-08-15 20:55:11.099

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
DATA: 31/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (NTI)
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças São Luís
PALAVRAS-CHAVES: pesquisa colaborativa, o texto como objeto de ensino, formação continuada, alfabetização.
PÁGINAS: 234
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada: "FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças", tem como objetivo geral desenvolver um curso de formação continuada a partir dos aportes da pesquisa-ação colaborativa com as professoras do ciclo de alfabetização da Escola Azul com foco no ensino da linguagem escrita tendo o texto como unidade básica para o ensino. Para orientar/ordenar/sistematizar nossa trilha de investigação os objetivos específicos orientadores apontaram para os que seguem: Sistematizar as contribuições teóricas sobre os paradigmas de formação continuada que orientam as ações formativas nas escolas, bem como àquelas que balizam o trabalho com textos como gênero discursivo no ensino da linguagem escrita no ciclo de alfabetização; Verificar como vem se desenvolvendo o trabalho pedagógico com o texto para o ensino da linguagem escrita nas turmas do ciclo de alfabetização da escola Azulda rede municipal de São Luís/MA; Desenvolver um curso de formação continuada para as professoras colaboradoras tendo como foco o uso do texto como unidade básica para o ensino da linguagem escrita na alfabetização, e, Produzir a partir da intervenção umPortfólio de Formação - com o percurso da formação continuada desenvolvida com as docentes, com a finalidade de partilhar os resultados de uma vivência formativa colaborativa. O quadro de referência teórico metodológico da Pesquisa que deu conta do alcance dos objetivos propostos perpassa pela pesquisa aplicada (Bervian; Cervo, 1996) do tipo intervenção (Damiani, 2012) a partir da pesquisa-ação colaborativa (Ghedin; Franco, 2011), (Zeichner, 1993), Desgagné, 2007) e (Ibiapina, 2008)como o procedimento privilegiado dada a natureza do objeto a ser alcançado. O aportes teóricos que sustentaram as análises para o embasamento das questões concernentes à linguagem escrita foram:Vigotsky, (1989 e 1995),Geraldi (2002, 2011), Bakhtin (1995), Suely Mello (2010), Magda Soares (1986), Lerner (2002), Kaufman (1995), Kleiman (2000), Smolka (2012), Goulart & Souza (2015), Marcuschi (2010), e para o percurso da pesquisa sobre formação docente, autores como Candau (1997), Nóvoa (1991, 2005), Tardif (2012), Pimenta (1997), Gauthier (1998), Frigotto (1995), Zainko (2006), Imbernón (2011), e outros foram decisivos para os nossos propósitos.Os resultados apontaram que foi muito significativo o processo de intervenção sustentado na pesquisa colaborativa, pois possibilitou às professoras colaboradoras e as pesquisadoras interações, vivências e a certeza de que o modelo formativo colaborativo que experimentamos é um caminho a ser perseguido nas pesquisas educacionais, um olhar para a escola, para a sala de aula e seus docentes. Analisar e permitir que estas reflitam sobre os seus saberes no uso do texto como unidade básica de ensino da Língua Portuguesa evidenciou que as docentes compreendem o processo formativo com ênfase em suas práticas importante, com sentido necessário e sentem-se mais sensibilizados e disponíveis a ressignificar seus saberes com resultados na prática da sala de aula. Afirmamos que ao concluirmos as sessões reflexivas planejadas, elas deixaram uma sensação boa de que o processo formativo reflexivo precisa continuar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIN SIMÕES GIROTTO - UNESP
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

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