Banca de DEFESA: MARGARETH SANTOS FONSECA

2018-08-20 20:07:32.995

DISCENTE: MARGARETH SANTOS FONSECA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (NTI)
TÍTULO: A CLASSE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: intervenções pedagógicas no ABC Nefro
PALAVRAS-CHAVES: Alunos-pacientes. Classe Hospitalar. Currículo. EJA.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa sobre a Classe Hospitalar ABC Nefro destinada a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, teve como objetivo construir uma plataforma digital de gestão de ensino denominada de Sistema de Educação Inclusiva (SEI) para auxiliar no atendimento educacional especial de alunos hospitalizados, e organização pedagógica da classe hospitalar. Os objetivos específicos consistiram em avaliar as competências de leitura e escrita de alunos-pacientes, relacionando-as com intercorrências da doença renal crônica; identificar as práticas pedagógicas das professoras da Classe Hospitalar ABC Nefro; construir conhecimento colaborativo para uma intervenção pedagógica com base na proposta curricular adotada pela SEMED. O problema da investigação diz respeito a adaptação curricular para a escolarização de jovens, adultos e idosos no contexto da classe hospitalar, com base na metodologia dialética freireana e na perspectiva pós-crítica. Discutimos uma base teórico-metodológica nos fundamentos legais dos direitos subjetivos e nas legislações educacionais que tratam da temática em estudo. A pesquisa-ação com abordagem quantitativa e qualitativa envolveu um universo de 14 alunos-pacientes na faixa etária de 15 a 72 anos, com matrícula na rede municipal de educação de São Luís e 5 professoras da referida rede. Como instrumentos de geração de dados, utilizou-se questionário sociodemográfico; Teste de Desempenho Escolar (TDE) adaptado; leitura de palavras do contexto hospitalar, entrevistas semiestruturadas. Constituímos análise descritiva e interpretativa de dados com base na análise de conteúdo. Dentre os resultados das variáveis citamos: faixa etária com desvio padrão de 50 anos de idade; predomínio do sexo feminino (70%); condição socioeconômica de baixa renda (100%); dificuldades de memória (92,8%); intercorrências (100%); baixo desempenho em leitura e escrita (50%). O estudo indicou a necessidade de adaptação curricular, e recurso pedagógico mais adequado às evidências encontradas relacionada às práticas pedagógicas e melhor adaptação do aluno-paciente. Concluímos que uma didática específica para o ensino em contexto hospitalar, requer uso de recursos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR