Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINETE BRAGA SANTOS

DISCENTE: FRANCINETE BRAGA SANTOS
DATA: 29/08/2018
LOCAL: SALA DE PROFESSORES DO PPGEEB
TÍTULO: A ESCRITA COMO PRODUÇÃO DE TEXTOS E AS ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS: uma proposta de intervenção colaborativa no ensino da língua materna para estudantes do 5º ano da Escola Pública Ancoragem, São Luís − MA
PALAVRAS-CHAVES: Produção escrita. Atividades epilinguísticas. Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho objetiva desenvolver a escrita como produção de textos, por meio das atividades epilinguísticas, favorecendo o ensino da língua materna aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, por meio de uma intervenção formativa colaborativa junto à docente da sala de aula. Desdobra-se nos seguintes específicos: Identificar as atividades de escrita realizadas no 5º ano e como resultam em produção de textos autênticos pelos estudantes; Reconhecer como a professora concebe e propõe as atividades de escrita para o ensino da língua materna no 5º ano do E.F.; Analisar as articulações didáticas da professora, observando como resultam em estratégias de ensino da língua materna, por meio da análise do livro didático e de outros materiais utilizados no planejamento das atividades no 5º ano; Descrever de que modo um processo formativo e colaborativo ressignificam as escolhas didáticas da professora, tendo nas atividades epilinguísticas o procedimento didático para a produção de textos por alunos do 5o ano; Avaliar como as atividades epilinguísticas, por meio do processo formativo, resultarão em aprendizagem do texto lido/escrito por estudantes do 5o ano do E.F. da Escola Pública Ancoragem. Trazemos como base os fundamentos teóricos de Bakhtin (2010); Jolibert, (1994); Koch (2012; 2015); Geraldi (1981; 2011); Marcuschi, (2008), entre outros. A pesquisa do tipo intervenção tem como abordagem principal a Pesquisa-Ação e como abordagem secundária a pesquisa Colaborativa. As conclusões parciais demonstram que as atividades epilinguísticas favorecem a produção escrita das crianças do 5º ano, pois se manifestam quando dialogam com o texto, conversando com as ideias expressas no papel, fazendo perguntas sobre palavras, pontuações e acentos, recusando-se a deixar registrada a palavra, quando não estiver correta, exceto quando não percebe o desvio na escrita. A intervenção na escrita da criança é mediada pela professora que passou a sentar-se ao lado do aprendiz enquanto corrige o texto depois da atividade realizada, procurando distinguir usos em diferentes gêneros textuais, entre outros aspectos relacionados ao estudo da gramática.
Interno - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA
Externo ao Programa - 1650492 - MONICA DA SILVA CRUZ